Educação

PROPG fomenta publicações científicas de pesquisadores da UENP

Assessoria Uenp

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná implementou condições, no período de agosto de 2018 a maio de 2019, para a divulgações científicas de pesquisadores da Instituição. Ao todo, foram destinados R$62.966,83 para publicações vinculadas a convênios com a Fundação Araucária, com parceria da Editora UENP, e do Programa de Auxílio ao Pesquisador AUXPE/PROAP/CAPES.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanderléia Oliveira, destaca o apoio direcionado para as publicações científicas. “As ações de fomento à divulgação científica são muito importantes, em especial, a de publicações em periódicos indexados e de coletâneas com resultados de pesquisa de docentes diretamente envolvido com os Programas de Pós-graduação ou de Grupos de Pesquisa, de modo a ampliar o impacto dessas produções e aumentar a visibilidade nacional e internacional da UENP em áreas estratégicas do conhecimento”, ressalta.

Foram fomentadas publicações nas diversas áreas do conhecimento, com apoio à revisão/tradução de língua inglesa, taxas de publicação e editoração de livros e coletâneas, assim como fortalecimento das revistas vinculadas aos Programas de Pós-Graduação.

A professora do curso de Ciências Biológicas da UENP, Roberta Ekuni, foi uma das contempladas nos editais de fomento à publicação científica. “Para nós, é muito importante e extremamente necessário esse tipo de apoio para publicação científica, pois muitas revistas de alto impacto cobram taxas de publicação, para processamento do artigo. Enquanto professora, incentiva a continuar pesquisando e a publicar. Se não temos esse fomento, temos custos como de tradução e revisões, que são custos invisíveis e que acabam saindo nosso salário”, ressalta Roberta.

O diretor de Extensão da UENP e professor do curso de Educação Física e do mestrado em Ciências do Movimento Humano, Rui Gonçalves Marques Elias, também recebeu o apoio para divulgação e destacou o impacto das ações, sendo uma política fundamental de estímulo aos pesquisadores da UENP.

“Em minha área do conhecimento (ciências da saúde), a maior parte das revistas com fator de impacto alto possuem acesso livre ao leitor e os custos para a publicação são repassados aos autores do artigo. Ser contemplado no edital me proporcionou a publicação de um artigo em uma importante revista na área, divulgando no nome da Instituição, melhorando meu currículo e colaborando no fortalecimento do programa de pós-graduação da UENP em que estou inserido”, disse Rui.

A PROPG também fomenta a participação de docentes em eventos para divulgação de pesquisas na forma de comunicação oral e publicação de trabalhos em Anais de eventos nacionais e internacionais, através do Programa de Apoio à Participação e Organização de Eventos, em convênio com a Fundação Araucária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!