Paraná

Pesquisa mostra Ratinho na frente. Mas… sempre há um mas

Pesquisa do Instituto Radar inteligência, registrada no TRE e divulgada hoje, mostra o governador do Paraná, Ratinho Jr, com 50,1% de intenção de voto. Com este resultado ele seria eleito no primeiro turno.

Mas, e sempre tem um mas, e alguns poréns.

Vamos fazer aqui o papel do analista que adora ver todos os lados de uma pesquisa.

Se 50,1% dizem que podem votar em Ratinho Jr, isso também significa que 49,9% não pretendem votar nele.

Roberto Requião, candidato ainda sem partido, aparece com 19,8% seguido de Cesar Silvestre (PSDB), com 3,0%. Outros 11,3% votariam em branco ou nulo e 15,8% não souberam ou não opinaram.

Vamos ao nosso papel.

A pesquisa não incluiu o também pré-candidato deputado Filipe Barros, homem do bolsonarismo no Paraná que, com certeza, tem alguns votos para chamar de seu. O deputado lançou seu nome há mais de um mês, então não há justificativa para que seu nome não tenha sido incluído na pesquisa da Radar. Os votos de Barros não viriam de Requião, que é o cara da esquerda e representante de Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná. Dificilmente de Silvestre, que está no PSDB, uma partido social democrata. Sobra faturar uns votos em cima do eleitorado de Ratinho.

A mesma pesquisa sondou a intenção de votos para presidente. Neste caso há um empate técnico entre Lula, 34% e Jair Bolsonaro, 32,4% Se os apaixonados por Lula seguirem o chefe e direcionarem seus votos para o representante do petista no Parana, serão mais alguns votos no embornal de Requião.

Por ser governador, Ratinho Jr está todos os dias na midia – tvs, jornais, emissoras de rádio, etc -e, portanto tem espaço e exposição absurdamente maior do que seus adversários.

E mesmo assim, por enquanto, há no Paraná 11,3% dos eleitores dizendo que votariam em branco ou nulo e 15,8% não sabem ou não opinaram. Esses votos podem migrar para qualquer um dos candidatos. No entanto, considero difícil ir para Ratinho Jr, pelo fato de que se em 3 anos e meio de governo não convenceu esse povo, não sei se será agora que o fará.

César Silvestre, ex-prefeito de Guarapuava, começou a percorrer o Estado há poucas semanas e aparece com 3%. A tendência natural é que, acelerando as visitas pelas cidades do Paraná e aumentando sua exposição na midia, ele cresça.

Há também a possibilidade de outros candidatos surgirem pelo caminho, principalmente os de partido de esquerda que não aceitam mais ser puxadinhos do PT.

Também eles, mesmo com pouca visibilidade, sempre conseguem angariar o voto dos apaixonados.

Ou seja, pesquisas são sempre importantes, refletem o dia em que foram feitas. Já o dia seguinte, a semana seguinte, só a cabeça do eleitor dirá quem ocupará o Palácio Iguaçu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!