Capa

ADEUS – Morre lenda do jornalismo regional, Benedito Francisquini

Velório será na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, a partir das 6 horas; sepultamento ocorrerá em Cambará

Gladys Santoro Biaggioni

Morreu na noite de ontem (10), por volta das 20 horas, o jornalista Benedito Francisquini, 65. Internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, desde a última quarta-feira, 4, Francisquini não resistiu a uma infecção generalizada, que o manteve em coma induzido desde o seu internamento. Ele deixa os filhos Luigi e Nádia. Há poucos anos, ele perdeu o filho mais velho, Andrei Francisquini. Todos filhos do casal Francisquini e Dayse, atualmente, separados.

Jornalista “das antigas”, Francisquini lutou ferozmente pelo jornal impresso, contrariando todas as tendências e modernidades. Sua insistência, fez dele uma lenda, mantendo um diário impresso em seu próprio parque gráfico. A luta foi enorme. Teve altos e baixos, mas o nome Tribuna do Vale jamais deixou de ser referência em toda a região e até no Estado.

Em 1988, Benedito Francisquini trabalhou na sucursal da Folha de Londrina, em Santo Antônio da Platina, mas antes disso, já atuava na assessoria de imprensa de uma cooperativa agrícola de Cambará.

Segundo a antiga contadora, Lúcia Valentim, depois da Folha de Londrina, ele atuou também no Jornal O Estado do Paraná e só depois, fundou a Tribuna do Vale, que era publicada mensalmente, depois quinzenalmente, em seguida, bissemanal, até março de 2006, quando se tornou o primeiro diário de toda a região, um orgulho para o Norte Pioneiro e para todos os jornalistas e funcionários.

Francisquini teve inúmeros colaboradores, mas alguns permaneceram com ele praticamente a vida toda, como o fotógrafo Antônio de Picolli, a contadora Lúcia Valentim, o radialista Juninho Queiroz, os impressores Paulo de Mello, Luís Romão e Marinho, os jornalistas Marco Antônio Martins (já falecido), Maurício Reale (já falecido), Celso Felizardo, que fez seu TCC da faculdade em 2010 contando a história e importância da Tribuna do Vale na região, Felipe Peres, Aguinaldo Villas Boas, Waleska Roth (falecida), Luiz Guilherme Bannwart, que hoje é diretor do Portal Tá No Site e parceiro da Tribuna do Vale atualmente, Gladys Santoro Biaggioni, que entrou no jornal quando ele se tornou diário e ficou até 2018, quando se aposentou. Hoje é colaboradora do Portal Tá No Site e da Tribuna do Vale; Daisy Miranda, entre tantos outros que não será possível nomear nesse momento.

Ainda atuam na Tribuna do Vale até os dias de hoje, o fotógrafo Antônio de Picolli, a secretária executiva Priscila Simões, o impressor Paulo de Mello e a diarista Maria Saúde. Todos acompanham Francisquini há muitos anos. Nunca saíram do Jornal.

Benedito Francisquini será velado a partir das 6 horas na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina. O sepultamento será em Cambará, em horário a ser definido.

Botão Voltar ao topo