Cidades

O turismo religioso no estado do Paraná

por BRASIL TRAVEL NEWS

O turismo religioso é um forte nicho no Brasil, movimentando 15 bilhões de reais por ano. Essencial para a retomada do turismo no país e no mundo, ele mobiliza milhares de fiéis que buscam se conectar com as suas crenças por meio de lugares, monumentos, culturas e também encontrar pessoas que compartilham da mesma fé.

E para conhecermos mais sobre o turismo religioso no Brasil e as rotas que encantam os turistas, conversamos com o Padre Celso Miqueli, que implantou a Rota do Rosário no estado do Paraná, Alessandra de Paula e Eliseu Rocha, ambos do Grupo de Trabalho do Turismo do Paraná e que estão implementando as rotas religiosas no estado.

O Grupo

Fundado no ano de 2020 com o objetivo de promover pesquisas e e rotas religiosas no Paraná, o Grupo já destacou diversos roteiros que intensificam o crescimento do turismo religioso no estado. Atualmente, são 299 atrativos religiosos mapeados pelo grupo de trabalho que envolvem roteiros das quatro matrizes de tradições religiosas: Oriental, Indígena, Africana e Ocidental.

Com atrativos para todos os gostos, o fiéis que viajam para o estado do Paraná se deparam com uma pluralidade de templos, santuários, mesquitas, igrejas e roteiros que destacam as celebrações, festejos e, claro, locais de devoção.

“Estamos desenvolvendo o nosso trabalho com o objetivo de destacar o Paraná para o paranaense, ou seja, levar para ele opções que, de fato, o fará conhecer o estado”, diz Alessandra.

E para que o trabalho se intensifique e fortaleça, o grupo vem investindo em divulgação para que possa unir todo o Paraná em torno do mesmo propósito.

“Queremos aproximar todos os agentes que trabalham no turismo religioso para que juntos possamos atuar em todos os níveis: acolhimento, divulgação e outros elementos que proporcionam experiências inesquecíveis aos viajantes”, destaca Eliseu Rocha.

Rota do Rosário

Um dos grandes exemplos de rota religiosa no estado é a Rota do Rosário, que foi instituída em 2008 com o intuito de divulgar e trazer os fiéis de todo o mundo para os santuários, patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos do Norte Pioneiro aos Campos Gerais, um percurso de mais de 600 quilômetros.

Quer saber mais sobre o turismo religioso no estado? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!