Geral

Norte Pioneiro tem 20 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Assessoria

O Ministério do Turismo incluiu 20 dos 44 municípios do Norte Pioneiro no novo Mapa do Turismo Brasileiro. O deputado Luiz Claudio Romanelli disse nesta terça-feira, 5, que a inclusão das cidades do estudo aponta os avanços dos investimentos do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa.

O Mapa reúne as ações adotadas nos municípios para alavancar o turismo. “É uma ferramenta que pode ser utilizada como estratégia de desenvolvimento do turismo, que serve para identificar necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada cidade da região”, disse o deputado.

Com os dados inseridos no Mapa, acrescenta Romanelli, os municípios ficam aptos à captação de recursos do governo federal, que podem ser investidos na capacitação dos profissionais do setor, na estruturação e na divulgação dos destinos turísticos do Norte Pioneiro. “Trata-se de um instrumento que reúne as estratégias de desenvolvimento adotadas nos municípios e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor”.

Mapa do Turismo — O estudo, divulgado pelo Ministério do Turismo no final do mês de março, inclui municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem.

A proposta é usar os dados constantes no Mapa para nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Das 20 cidades do Norte Pioneiro elencados no Mapa, apenas Cambará e Santo Antônio da Platina estão classificados na categoria C. Nova Santa Bárbara e Santa Amélia estão na categoria E.

Os demais municípios, incluídos na categoria D, são Andirá, Bandeirantes, Carlópolis, Ibaiti, Itambaracá, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santa Mariana, Siqueira Campos, Tomazina, Assaí, Figueira, Primeiro de Maio, São Jerônimo da Serra, Sapopema e Sertaneja.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!