CapaEconomia

NORTE PIONEIRO – Municípios voltam a ter saldo positivo na geração de emprego

Foram 20 municípios com saldo positivo durante o mês de fevereiro; destaque para Santo Antônio da Platina

Da Redação

Dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que 20 municípios entre os que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) tiveram saldo positivo na geração de empregos formais durante o mês de fevereiro. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho neste início de semana.

Apesar da quantidade importante de municípios no positivo, os números, em si, da maioria deles não é dos mais animadores: apenas em duas cidades há dados com estatísticas mais relevantes – Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz – enquanto as demais ficaram com uma geração mais tímida de empregos.

De qualquer forma, os dados, analisados de forma regional, são bem superiores aos números do Caged referentes a janeiro de 2022 e a dezembro de 2021, por exemplo. Em fevereiro o saldo regional total foi de 606 postos com carteira assinada.

Em dezembro, para se ter ideia, houve redução dos empregos formais na região com saldo negativo de 236 vagas com carteira assinada – número este que foi o pior de 2021 e um dos piores dos últimos anos. Já no mês passado houve saldo positivo de 52 postos de trabalho.

Apresentaram dados positivos os municípios de Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz.

Por outro lado os municípios de Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Siqueira Campos e Tomazina tiveram ao fim de fevereiro um mês com mais demissões do que contratações em empregos com carteira assinada.

SANTO ANTÔNIO
Santo Antônio da Platina voltou a ser o líder nas estatísticas regionais com respeito à geração de empregos formais – a exemplo do que já havia acontecido em janeiro e também em alguns meses do ano passado.
Durante fevereiro o município registrou um saldo de 235 vagas de trabalho formais, tendo assim o resultado mais expressivo entre os 25 municípios da micro região. Depois aparecem Wenceslau Braz, com saldo de 130 empregos, e Joaquim Távora, com saldo de 91 postos de trabalho.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!