Capa

Médicos da Santa Casa de
Jacarezinho seguem em greve

Profissionais alegam que paralisação é motivada pela falta de pagamento de quatro meses de salários

Da Redação

Os médicos da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho seguem em greve alegando quatro meses de salários atrasados. Havia a expectativa que a situação fosse resolvida no fim de semana, porém até o fechamento desta matéria, na tarde de segunda-feira (08), os atendimentos seguiam interrompidos.

A Santa Casa, que vive grave crise institucional e financeira, deixou de pagar os salários do quadro de médicos. Sem acordo entre a diretoria da entidade e os profissionais, houve a paralisação dos atendimentos à população na semana passada.

Em uma entrevista recente, o presidente da Santa Casa de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Farias, o Dr. Sérgio, alegou que a entidade tem gastos superiores a arrecadação e por isso estaria atrasando salários.

Na entrevista, de maneira pouco clara, o presidente, que é ex-prefeito de Jacarezinho, atribuiu parte do problema ao Estado e a prefeitura de Jacarezinho – embora ambos os órgãos façam repasses milionários para a Santa Casa.

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, rapidamente se manifestou e desmentiu qualquer problema com recursos da prefeitura, que em 2023 serão na casa dos R$ 2,3 milhões – responsáveis pelo serviço de atendimento de urgência e emergência do Pronto Socorro, portanto sem nenhuma ligação com a falta de salários dos médicos da entidade.

O Ministério Público ainda na semana passada emitiu uma recomendação administrativa determinando que a diretoria da Santa Casa agisse para a retomada dos atendimentos, porém até o momento não houve solução.

A prefeitura, por sua vez, disponibilizou atendimento médico no Posto Central durante o fim de semana para que casos de urgência e emergência não ficassem desassistidos, além de garantir o reforço no atendimento regular em todas as unidades de saúde.

A Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho até o momento não se pronunciou publicamente sobre a greve.

Botão Voltar ao topo