Geral

Inscrições abertas para o XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de junho de 2022.

Assessoria Uenp

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Comissão Universidade para os Índios (CUIA), divulgou a abertura do XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Além da Unespar, responsável por organizar o processo seletivo deste ano, o vestibular envolve também as Universidades Estaduais do Norte do Paraná (UENP); de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Vestibular, que está com inscrições abertas até 30 de abril, é para ingresso no ano letivo de 2022, nos cursos de graduação das universidades. Serão ofertadas seis vagas suplementares, exclusivas para os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná, em cada Universidade Estadual e dez vagas suplementares na UFPR, exclusivas para os índios integrantes das sociedades indígenas do Brasil.

A inscrição pode ser feita eletronicamente ou por meio de preenchimento dos documentos impressos, seguindo as recomendações dispostas no edital disponível AQUI.

Provas
As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de junho de 2022, nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Santa Helena, Mangueirinha, Londrina, Tamarana (Apucaraninha) e Curitiba.

No primeiro dia, será realizada prova oral sobre Língua Portuguesa e, no segundo dia, terá redação e prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

A realização das provas obedecerá aos protocolos internos de Biossegurança da Unespar e as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, considerando o risco epidemiológico da Covid-19.

O resultado final será divulgado até o dia 01 de julho de 2022, no site https://unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena.

Inscrição
Para realizar a inscrição, é obrigatório ter concluído, até a data da matrícula, os estudos relativos ao Ensino Médio ou equivalente; não possuir curso superior; autodeclarar-se e ser reconhecido indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, ou por representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) no caso específico de candidatos que optarem pela inscrição na UFPR.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Uia!!!