Cidadania Política Ribeirão do Pinhal

Vereadores mirins visitam Assembleia Legislativa

Tábatha Karine Ribeiro Lopes


Vereadores mirins de Ribeirão do Pinhal durante a visita à Alep
Fotos: Eluane de Lima Corrales

Os vereadores mirins de Ribeirão do Pinhal fizeram uma visita técnica, na última quarta-feira, 26, à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). Os alunos do Colégio Estadual Hermínia Lupion: Gustavo, Luiz Vinícius e Nathan, do Colégio Univérsitas: Arthur, Gabriel e Maria Luísa e da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa: Letícia e Ana Caroline – acompanhados pela coordenadora da Câmara Mirim Tábatha Karine Ribeiro Lopes e a auxiliar legislativa Eluane de Lima Corrales, estiveram no plenário do Legislativo paranaense, onde ocorrem as sessões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas, encontros e eventos de entidades organizadas e representativas.

Para a vereadora mirim Maria Luísa, a viagem foi de amplo conhecimento político e cultural. Os parlamentares mirins foram recepcionados pela funcionária do cerimonial da ALEP, Jeniffer Sarti, que além de apresentar as instalações do Legislativo, repassou informações sobre os trabalhos dos deputados estaduais, e no Plenário explicou o funcionamento das sessões e todo o processo legislativo. “Estamos mostrando aos nossos futuros políticos como é o funcionamento do Legislativo. Isso é fundamental, já que muitos, no futuro, poderão participar das eleições municipais e, talvez, assumir um cargo político. Por isso, é importante desde cedo os jovens conhecerem como é esse trabalho”, frisa Tábatha.


A viagem faz parte das várias atividades desenvolvidas com os jovens parlamentares, eleitos de forma direta, dentro das escolas, para mandatos anuais. Estudantes, do 7º ao 8º ano do ensino fundamental de escolas da rede municipal e particular de ensino, integram o programa que realiza uma sessão ordinária por mês, sempre na segunda segunda-feira de cada mês no Plenário da Câmara.

Após a visita a ALEP, os jovens parlamentares foram conhecer o MON – Museu Oscar Niemeyer e Jardim Botânico. “Nossos vereadores mirins adquiriram novos conhecimentos sobre o processo legislativo, visitaram a estrutura física da Assembleia e aprenderam aspectos históricos da capital”, concluiu Eluane. O Programa Câmara Mirim é importante para formação cidadã das crianças. Um programa que permite um conhecimento aprofundado sobre o processo político e democrático, mostrando que é possível, por meio da política, fazer o bem e transformar a realidade do município, estado e país.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: