Jacarezinho Saúde

Vereador pede contratação de psicólogo para prevenir suicídios e automutilação

Parlamentar foi procurado por professoras que solicitaram mais políticas públicas no município para fazer o serviço preventivo

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale


Edilson da Luz diz que é preciso intervenção de um profissional porque são vidas em risco
CRÉDITO: Cíntia Bruno

A Câmara de Vereadores de Jacarezinho encaminhou um ofício ao prefeito Sérgio Eduardo Faria, salientando a necessidade de contratação de profissional da área de psicologia para prestar atendimento a crianças e adolescentes, na prevenção a suicídios e automutilação. O ofício foi solicitado através do requerimento de informações 108/2018, de autoria do vereador Edilson da Luz, que foi protocolado na Câmara e votado por unanimidade em plenário. O ofício pede ainda ao Executivo, a implantação de uma Rede de Apoio Social, composta por pais, educadores e profissionais da saúde, com finalidade de prestar atendimento gratuito às crianças e adolescentes que sofrem de transtornos psicológicos.  

Segundo Edilson da Luz, o requerimento foi necessário após o registro recente da morte de um jovem e outros vários casos de automutilação, em Jacarezinho. O parlamentar foi procurado por professoras e mães que solicitaram mais políticas públicas no município para lidar com esse problema que assola a sociedade. Edilson ressalta que muitos desses casos acontecem em virtude da falta de atenção dos familiares, dos gestores da educação e da saúde.

Diante da gravidade do assunto o parlamentar diz que é imprescindível o auxílio ou intervenção de um profissional para lidar com esses transtornos. “Suicídio e automutilação são questões de saúde pública e é preciso intervenção porque são vidas em risco. Já tivemos caso de um adolescente que perdeu a vida, e frequentemente crianças estão aparecendo mutiladas nas escolas, o que tem preocupado professoras e familiares. Por isso, tomei a iniciativa de fazer esse requerimento e tive o apoio dos demais vereadores. Agora aguardaremos uma posição do executivo”, explica.

CAMPANHA – A Campanha Nacional Setembro Amarelo, foi lançada neste ano com a finalidade de fazer prevenção ao suicídio nas redes sociais. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais apresentam uma tentativa a cada três segundos. Diante disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria aponta também a importância de abordar sobre esses assuntos em escolas, empresas e instituições. Afinal, trata-se de uma doença qualquer, não tem discernimento de cor, raça, sexo, nem nada.

Deixe um Comentário