Saúde

UTI do Hospital Regional tem baixa ocupação mesmo com avanço da Covid

Crescimento significativo da doença entre moradores da região não impacta diretamente na ocupação dos leitos de UTI, que está em 30%

Da Redação


Mesmo com a acentuada curva de crescimento de casos de Covid-19 na região, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, tem apenas 30% de ocupação, de acordo com dados fornecidos pela diretora geral da instituição, Ana Cristina Micó, na tarde desta quinta-feira (09).  

Outra ala com ocupação bem inferior a capacidade total de atendimento é a clínica médica, que apresentava 56% dos leitos indisponíveis até a tarde de ontem. É importante ressaltar, porém, que a ocupação dos leitos de qualquer origem apresenta possibilidades de mudanças repentinas, variando de acordo com a demanda e estado de saúde dos pacientes.

A UTI do Hospital Regional possui 10 leitos intensivos, 10 leitos semintensivos e mais 10 leitos de enfermaria. No total são 55 profissionais que atuam na unidade, inaugurada pelo governo do Estado em 28 de abril, já durante a pandemia, justamente para ampliar a capacidade de atendimento da região a pacientes com diagnóstico de Covid-19.

Há algumas semanas as taxas de ocupação eram maiores, chegando a 70% em mais de uma oportunidade, porém a abertura da UTI do hospital de Cornélio Procópio acabou por desafogar o HR de Santo Antônio da Platina.

ÓBITOS

Outro fator que contribuiu para o baixo número foi o registro de dois óbitos durante esta semana de pacientes com Covid-19 que estavam internados na UTI do Hospital Regional, sendo um de Wenceslau Braz e outro de Figueira.

GESTANTES

Mais uma informação repassada pela direção do hospital diz respeito a realização na quarta-feira da cesárea em uma gestante que testou positivo para Covid-19, moradora de Jundiaí do Sul.

Já nesta quinta-feira foi a vez de uma gestante de Jacarezinho com sintomas da doença passar por uma cesárea. Mães e bebês estão bem e sem sintomas da Covid-19.

Deixe um Comentário