Paraná

Umberto Tolari receberá o título de Cidadão Benemérito na Assembleia

Deputado Tiago Amaral (PSB) é o autor da homenagem ao dentista Umberto Tolari.
Foto: Orlando Kissner/ALEP.

De: Assembleia Legislativa do PR


O dentista Umberto Tolari, que tem dedicado sua vida a filantropia, receberá na próxima segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A homenagem ocorre por iniciativa do deputado Tiago Amaral (PSB).

Umberto Tolari nasceu em 1954 no município de Rolândia, se formou em Odontologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Quando jovem, viajou pelo Brasil participando de projetos sociais voltados a comunidades carentes. Em 1979, se casou com a senhora Anadeli Faneco, com quem teve duas filhas, Ana Caroline e Deborath Maria.

Nessa época, se mudou com sua família para o município de Maria Helena, onde atendia a comunidade com tratamentos gratuitos, com ênfase no trabalho voltado aos portadores de necessidades especiais. Em 2009, já morando em Arapongas, Tolari começou a atuar na Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade filantrópica que mantém um dos maiores hospitais do Paraná, e que atende, em sua maioria, pacientes do Sistema única de Saúde (SUS). Com forte atuação na entidade, em 2012 foi convidado para assumir a presidência da Associação.

Dificuldades – Para ele, apesar de desafiador, os anos à frente da Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer tem sido gratificante. “Não é fácil, mas também nunca nada foi fácil. Nesses sete anos passamos por algumas dificuldades, mas sempre tivemos bons contatos, um auxilio incrível que nos motiva a continuar. E, apesar de tudo, tivemos ótimos resultados nesses últimos anos”, afirmou Tolari. Em sua gestão, Umberto Tolari esteve à frente de algumas conquistas. Entre elas destacamos: a ampliação de 20% aos números de atendimentos; doação de um novo terreno para construção do novo Hospital Norte Paranaense (Honpar); aquisição do Aparelho de Videolaringo e Microscópio Cirúrgico junto ao Pronon; certificação Hospital Ensino no ano de 2013; credenciament o do Serviço de Endovascular; implantação do Serviço de Neurocirurgia Funcional; ampliação de 20 leitos de UTI; reconhecimento como Hospital Referência Estadual pela Secretaria Estadual de Saúde; tornou o Honpar referência nacional através da CNRAC; e conquista de várias emendas parlamentares em beneficio a população com a aquisição de diversos equipamentos. “Portando, diante dessas e de outras conquistas para o estado, para os paranaenses, Umberto Tolari se torna Cidadão Benemérito do Paraná, sendo reconhecido pelo grande trabalho realizado”, afirma Tiago Amaral.

Deixe um Comentário