Cultura

UENP leva exposição de obras do Norte Pioneiro para Alep

“Patrimônios do Norte velho para além da pedra e cal” faz retrato da região através de obras de arte

Da Redação


Pinturas, fotografias, esculturas e xilogravuras que retratam a memória e aspectos sobre a identidade do Norte Pioneiro paranaense, através de trabalhos de artistas regionais. Essa é a exposição “Patrimônios do Norte velho para além da pedra e cal”, que estará na Assembleia Legislativa do Paraná de 19 a 23 de agosto, graças à iniciativa da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), com apoio do deputado estadual Evandro Araújo (PSC).

Farão parte da mostra os artistas Marcos Almeida, de Santo Antônio da Platina, Donizete Nascimento, de Jacarezinho, João Caldeira de Jacarezinho e Carolina Sobreira de Londrina; além das obras produzidas no Curso de Xilogravura, que ocorreu em 2018 na universidade, organizado pelo projeto “Identidades Visuais: ações para economia solidária e preservação de ofícios tradicionais”.

De acordo com a organização da exposição, o objetivo é “contribuir para a popularização da arte local, utilizando espaços que possam viabilizar a democratização do acesso e possibilitem a ampliação de público, entender a atuação social do patrimônio regional, por meio do reconhecimento das memórias e saberes tradicionais como parte deste, indo além da concepção de patrimônio edificado, fomentar a valorização de bens artísticos, a difusão das culturas e identidades locais, contribuindo para a atração de turismo.

Por fim, divulgar a atuação do Programa Universidade Sem Fronteiras e da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no campo cultural e educativo junto à comunidade externa, através da utilização de obras do Curso de Xilogravura”.

Deixe um Comentário