Tecnologia

UENP divulga inscrição para o Programa Institucional de Acessibilidade Tecnológica

Da Assessoria


A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou, nesta quinta-feira (30), formulário de inscrições de estudantes para o Programa Institucional de Acessibilidade Tecnológica da UENP. Alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade poderão concorrer à cessão de equipamento smartphone e pacote de dados de tecnologia da informação (internet) para realização de suas atividades acadêmicas de maneira remota durante o período de pandemia. As inscrições seguem até 14 de agosto pelo site da Universidade. 

Aprovado pelo Conselho de Administração e Finanças (CAD) da UENP em reunião na terça-feira, (28), a inscrição no Programa não gera automaticamente direito à cessão do equipamento com pacote de internet. Os dados de inscrição contidos no formulário são de preenchimento obrigatório e serão verificados por instâncias competentes. Para ter acesso ao auxílio, o aluno terá de atender requisitos exigidos no Edital nº026/2020 GR.

A UENP estabeleceu critérios e prioridades para selecionar os estudantes que enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas online devido à falta de equipamentos e conexão de internet. Dessa forma, estudante em primeira graduação com CADúnico; inscrito no Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); ingressante pelo Vestibular dos Povos Indígenas – CUIA/UENP; da Moradia Estudantil da UENP; participante bolsista do Programa PIBIS são destacados como primeiro grupo na ordem de prioridade.

A Resolução prevê ainda a possibilidade de contemplar estudantes de um segundo grupo em primeira graduação pertencente à família, residentes no mesmo domicílio, cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos federal; e ainda, em um terceiro grupo, alunos de segunda graduação e de pós-graduação stricto sensu, observada algumas prioridades estabelecidas em Edital.

Caso o estudante seja contemplado com a cessão de equipamento, o período de guarda e utilização será equivalente ao período de atividades remotas do seu curso, devendo fazer a devolução no prazo estabelecido pela UENP. A cessão do chip com pacote de dados de internet será pelo período de seis meses.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca a importância do Programa para atendimento da parcela de alunos que não está tendo acesso a oferta das aulas online pela falta de equipamento e internet. “A falta de equipamentos e de acesso à internet era algo que nos preocupava bastante desde o momento em que implantamos o Regime Especial na UENP, na busca por minimizar as perdas deste ano letivo, pela incerteza quanto ao retorno das atividades presenciais. Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, cerca de 15% de nossos alunos não possuíam condições de acompanhar as aulas online por falta de equipamento e esse Programa vem para atender estritamente a esse público”, disse a reitora.

“Nosso desejo é que o Programa alcance a todos os alunos da nossa Universidade que de fato necessitam do celular e internet, para participação nas aulas do Regime Especial. Importante destacar que este Programa é realizado para aqueles que de fato precisam, pois o acesso de um estudante que não tenha necessidade do equipamento poderá inviabilizar a participação de um colega que necessite realmente”, pondera a reitora.

Doação

A UENP recebeu doação de 900 smartphones da Receita Federal de Curitiba, na última semana, para empréstimo a estudantes da Universidade. Já para a compra de chips para os celulares com pacote de internet por seis meses, a Universidade recebeu recurso de R$105 mil da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deixe um Comentário