Eleições

TRE e do CNJ alertam para ilícitos eleitorais

Imprensa TRE


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram na quinta-feira, 15, uma campanha de prevenção a ilícitos eleitorais.

A intenção é, 30 dias antes do primeiro turno, alertar a população sobre os principais ilícitos cometidos antes e durante as eleições. O lançamento do projeto foi feito por videoconferência, transmitida pelo canal do TRE-PR no YouTube.

São destacadas na campanha práticas aparentemente inofensivas, como tirar uma selfie ao lado da urna eletrônica para postar nas redes sociais ou distribuir santinhos de um candidato na entrada do local de votação, mas que configuram crimes eleitorais que podem levar à aplicação de sanções como reclusão, pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.

A campanha tem como principal ferramenta de esclarecimento a cartilha digital “Você sabia, sabiá?”, que apresenta em diálogos ilustrados, de forma didática, os dez crimes eleitorais mais comuns.

Os ilícitos foram elencados a partir de levantamento que identificou aqueles que são praticados com maior frequência nos municípios paranaenses na véspera e no dia da eleição.

O material também reúne toda a legislação que trata do tema. Além da cartilha, a campanha conta com hotsite e com áudios para serem reproduzidos pelas emissoras de rádio interessadas.

Clique aqui para acessar a cartilha e conhecer o projeto.

Deixe um Comentário