Eventos Jacarezinho Tecnologia

Terceira edição da Geniuscon fomenta inovação na região

Evento que terminou ontem apresentou programação dinâmica e interativa impulsionando o empreendedorismo

Da Assessoria


Geniuscon.2018 recebeu cerca de 5 mil pessoas entre quarta e sexta-feira
CRÉDITO: Antônio de Picolli

A terceira edição da maior feira de empreendedorismo, inovação e tecnologia do Norte Pioneiro do Paraná, a Geniuscon.2018, terminou ontem (28) superando todas as expectativas. O evento, realizado no Centro de Eventos de Jacarezinho, recebeu um público estimado em 5 mil visitantes e mais de 50 caravanas, desde a abertura oficial na quinta-feira (27). Batalha entre startups, painéis sobre inovação e tecnologias disruptivas, e apresentação de novas ferramentas de ensino estão entre os destaques da programação.

Durante a solenidade de abertura, o empresário e presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná, Kleyton Smentkoski, organizador da feira, destacou que a Geniuscon encerra um ciclo de trabalho desenvolvido ao longo do ano para fomentar a cultura da inovação na região. A feira é uma oportunidade de conexão e interação entre estudantes, instituições de ensino, empresários, lideranças e autoridades.

Smentkoski enfatizou a força da governança na região, formada por mais de 40 membros ativos, que se reúnem a cada 15 dias para planejar as ações de desenvolvimento nos cinco municípios integrantes do SRI – Jacarezinho, Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes. O movimento, que começou há cerca de três anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Norte Pioneiro por meio da tecnologia e inovação, já colhe resultados.

Além da Geniuscon, o SRI tem promovido, anualmente, trilhas de startups nas instituições de ensino e um programa de cultura empreendedora nas escolas, em parceria com o Sebrae/PR. Entre as principais conquistas estão a criação de um Centro de Tecnologia e Inovação em Santo Antônio da Platina, com investimento de R$ 1,5 milhão, e um edital exclusivo da Fundação Araucária para apoiar financeiramente projetos de 25 startups da região.

Entre as metas do SRI, segundo o empresário, estão a ampliação da integração dos municípios, criar novos cursos na área de tecnologia, aproximar as instituições de ensino do comércio e indústria, criar e ampliar o número de pré-incubadoras e incubadoras, criar espaços específicos para o setor de alimentos e bebidas nos parques industriais, formar um ecossistema de startups, melhorar indicadores regionais, consolidar a Geniuscon no cenário estadual.

O gerente regional do Sebrae no Norte do Paraná, Fabrício Bianchi, elogiou o sucesso da feira. Segundo ele, o diferencial da Geniuscon é ter um efeito de rede, ou seja, conectar estudantes, instituições de ensino, empresários, entidades públicas e lideranças em torno dos temas inovação, educação e desenvolvimento regional. “A agenda positiva e comum é o que faz a diferença no norte pioneiro”, afirmou.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Emídio de Faria, disse que é necessário capacitar a mão de obra local para aproveitar o potencial do norte pioneiro. “O mais importante é a união dos cinco municípios para desenvolver a região”, ressaltou.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho, Rafael Ribas Galvão, lembrou que a feira começou pequena, dentro da sala de aula e, com apoio do Sebrae/PR e SRI, o projeto cresceu e hoje atrai visitantes de toda a região. “O que me deixa mais grato é a presença dos alunos. São eles quem vão realizar a visão e missão do SRI”, pontuou.

O secretário da Agricultura do Paraná, George Hiraiwa, também passou pela feira. Ele, que é um dos idealizadores do Hackathon Smart Agro, disse que a agricultura digital tem crescido em uma velocidade impressionante. “Aqui na Geniuscon vemos a interação de outras ciências com o agronegócio. O Norte Pioneiro está se consolidando como centro de produção de bebidas e alimentos e esse trabalho com a inovação é muito importante”, completou.

A GeniusCon 2018 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Aitec Uenp, CEEP Agrícola Mohamad Ali Hamzé, Fanorpi e Unopar. O evento conta com o apoio das associações comerciais e empresariais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho; da Cacenorpi; Fiep/Sesi/Senai/Senac; CRC-PR; AEANP; Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho; Tecpar; CRA-PR; Crea-PR; Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs.

Deixe um Comentário