Paraná

TCE-PR afirmou que há risco de desastres em estruturas de barragens do Paraná

De: Paraná Info


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) afirmou que há risco de desastres em estruturas de barragem. O aparecer vem depois de um relatório e auditoria de segurança nas barragens serem produzidos pelo Instituto das Águas do Paraná. 

Um documento com 185 páginas foi entregue, na semana passada, para o governador Ratinho Júnior. Durante a auditoria, foram analisadas 11 barragens e 10 órgãos públicos, em um percurso de 3,5 mil quilômetros.

Entre as barragens visitas, estão as sediadas em Londrina, Araucária, São José dos Pinhais, Cascavel, Toledo e União da Vitória. Todas elas são de acumulação de água.

Foram encontradas 61 inconformidades e 71 irregularidades nas barragens vistoriadas. 15 gestores são apontados como responsáveis pelas falhas.

A auditoria indicou à secretaria de Estado do Meio Ambiente e ao Instituto de Águas do Paraná a adoção de 29 providências, como a realização de um plano de ação emergencial para atendimento de carências apontadas no relatório.

Os servidores demonstraram intenção de realizar uma nova auditoria, mas dessa vez voltada para a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Minérios (ANM) na fiscalização das barragens de geração de energia e de rejeitos de minérios localizados no Paraná.

link da nota
https://www.jcorreiodopovo.com.br/noticia/barragens-paranaenses-correm-risco-de-desastre-diz-tce

Deixe um Comentário