Jacarezinho Tecnologia

Sistema Regional de Inovação planeja intensificar parcerias

Com inovação, tecnologia e empreendedorismo como focos, grupo apresenta proposta a municípios, Estado e União


Prefeitos e lideranças políticas da região se reuniram na sexta-feira (23) para debater sobre o tema
CRÉDITO: Divulgação

Jacarezinho – O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (SRI NP) deseja fortalecer sua rede de parcerias, influenciar as ações dos parceiros e viabilizar iniciativas, articuladas a partir de 2016. Para isso reuniu na última sexta-feira (23), no escritório do Sebrae, em Jacarezinho, prefeitos e lideranças políticas da região, a fim de apresentar a proposta de trabalho para 2019.

Até aqui, desenvolvido em caráter voluntário e com recursos limitados, a ideia é que cada ente governamental participe efetivamente com recursos materiais e humanos, com vistas a criar o ambiente propício para o surgimento de oportunidades de negócios e o desenvolvimento econômico da região.


Prefeitos e lideranças políticas da região se reuniram na sexta-feira (23) para debater sobre o tema
CRÉDITO: Divulgação

Composto por cinco municípios – Santo Antonio da Platina, Cambará, Andirá, Bandeirantes e Jacarezinho – o SRI tem suas atividades custeadas com recursos de patrocínios e do Sebrae-PR, além de serviços voluntários dos participantes. O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária, também contribui com recursos específicos para o financiamento de projetos de empresas iniciantes, as startups.

Em reunião, os membros do SRI NP expuseram aos prefeitos todas as fases do projeto, desde 2016, e projetaram as propostas para 2019. “Podemos andar muito mais rápido e obter resultados ainda mais significativos se houver o aporte de recursos para nossas atividades”, assinala Kleyton Smentkoski, presidente da Associação SRI. Os recursos seriam destinados a custear a GeniusCon, à criação de um FabLab (Laboratório Público para testes de protótipos), criação de espaços compartilhados de trabalho (coworking), realização de palestras para difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo, entre outras necessidades (ver quadros abaixo).

Odemir Capello, consultor do Sebrae em Jacarezinho, estima que quase 10 mil estudantes de escolas técnicas e ensino superior sejam beneficiados diretamente pelo Sistema Regional de Inovação. “Queremos expandir o projeto para toda a região do Norte Pioneiro, realizar eventos em maior número de municípios, daí a necessidade de aporte de recursos. O que fazemos aqui é uma política pública, e entendemos ser justo que os investimentos sejam compartilhados”, argumenta.

Além dos prefeitos, estão sendo convidados a contribuir os deputados eleitos que obtiveram votações expressivas na região, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal.

Parlamentar presente, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) assume como “tarefa” a sensibilização dos colegas e do governador eleito Ratinho Junior. “O Ratinho teve como slogan de campanha ‘Paraná Inovador’, e tenho certeza de que vai apoiar as ações do SRI NP”, disse o deputado reeleito durante a reunião no Sebrae.

Participaram do evento os prefeitos Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Dr. Sérgio), José da Silva Coelho Neto (Professor Zezão), Ione Abib e os vice-prefeitos Claudia Helena Negrão Batista e Luiz Carmelo Comegno (Dr. Luiz), além de representantes das universidades e instituições de ensino técnico do Norte Pioneiro, do Sistema S e lideranças que compõem a governança do Sistema Regional de Inovação.

Fortalecer a Rede

Influenciar as políticas públicas

Viabilizar recursos para ações

Na Internet:

www.srinortepioneiro.com.br

www.facebook.com/srinppr

Deixe um Comentário