Destaque

Sicredi Norte Sul PR/SP conclui assembleias e reelege diretoria

COOPERATIVISMO

Desde sua fundação, cooperativade crédito, pela primeira vez, tem disputa para a diretoria

Da Redação

Foto: Antônio de Picolli

Em pré-assembleia da unidade Santo Antônio da Platina, o Sicredi Norte Sul PR/SP concluiu na última quarta-feira (13) a derradeira etapa para escolha dos membros dos núcleos locais, células de gestão democrática que caracterizam a representatividade de cada município na instituição. Ao todo são 52 núcleos representativos dos 21 municípios que constituem a base atual da cooperativa, dos quais, apenas Ourinhos (SP) dispõe de duas agências.

Pela primeira vez na história do Sicredi Norte Sul PR/SP, houve disputa para escolha da Diretoria Executiva. De um lado, a Chapa 1, liderada pelo atual presidente Paulo José Buso Junior e, de outro, a Chapa 2, tendo à frente o empresário de Quatiguá, Flávio Vale da Paixão, sendo reeleita a atual equipe gestora da instituição, que obteve a indicação de todos os membros dos 52 núcleos. Os Conselhos de Administração e Fiscal serão eleitos em assembleia no próximo dia 25.

Com o processo de escolha dos dirigentes consolidado, o Sicredi Norte Sul PR/SP parte agora para a última etapa que é a realização de duas assembleias, a primeira Geral extraordinária(AGE) e, a segunda, Geral Ordinária (AGO) marcada para o dia 25 de março, no espaço de eventos Luiz de Lua, em Santo Antônio da Platina, com a participação dos 52 delegados eleitos nas pré-assembleias. A AGE será submetido à aprovação a alteração no Estatuto Social, referente à mudança de endereço da sede. A AGO apresenta uma extensa pauta, com prestação de contas; demonstração dos resultados;pareceres; destinação dos resultados; eleição dos componentes dos Conselhos de Administração e Fiscal, entre outros.

Gestão democrática

Como instituição financeira cooperativa presente em 22 estados e no Distrito Federal, o Sicredi atua para fomentar o desenvolvimento dos associados e das regiões onde atua e tem como diferencial a gestão democrática. Desse modo, o processo assemblear é um dos momentos mais importantes das cooperativas, quando os associados têm acesso às informações estratégias e resultados, podendo participar ativamente das decisões sobre o rumo da instituição.

Durante os encontros de prestação de contas, os associados são chamados a decidir o rumo da sua cooperativa, abordando temas diversos como a destinação de resultados e outros, num processo democrático que garante a transparência sobre a gestão. Esse ano, na cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP ocorre também a eleição dos membros do conselho fiscal e de administração da cooperativa, com a participação de duas chapas inscritas.

Em Santo Antônio da Platina a Assembleia de Núcleo foi realizada na última quarta-feira, 13, e contou com a participação de mais de 200 associados. Sendo que a chapa“Seguindo no Caminho Certo” composta pela atual gestão obteve a vitória nos cinco núcleos em que a cooperativa é dividida no município.

O processo está ocorrendo de maneira natural e é previsto na normativa de gestão democrática da instituição, em todas as agências e cidades com presença da cooperativa. A escolha contará com a participação dos associados e a divulgação dos resultados será oficializada após a Assembleia Geral de Delegados da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP, no dia 25 de março.

Deixe um Comentário