Geral

Sicredi cria superintendência de sustentabilidade socioambiental

Executivo holandês Olaf Brugman assume o desafio, após mais de 17 anos de experiência na Europa

Imprensa Sicredi-Paraná


Objetivo da iniciativa é potencializar ações da instituição financeira cooperativa na área de sustentabilidade 
Créditos: Luciana Sálvaro/Central Press 

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e presença em 22 estados e no Distrito Federal – criou em agosto deste ano a Superintendência de Sustentabilidade. A iniciativa deriva da Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da instituição e do trabalho fundamental que tem sido realizado pela  Fundação Sicredi nos últimos anos. A nova área terá o papel de integrar e potencializar as práticas e iniciativas ligadas ao tema. Quem assume a cadeira é Olaf Brugman, executivo com 17 anos de experiência no Rabobank, banco cooperativo holandês referência no tema na Europa.

Olaf Brugman, executivo com 17 anos de experiência no Rabobank, banco cooperativo holandês 
Créditos: Luciana Sálvaro/Central Press 

“A criação da superintendência reforça a importância e visibilidade para o tema da sustentabilidade que o Sicredi busca, cada vez mais, empregar nas suas atividades estratégicas. Com o crescimento da instituição, em termos de ativos e número de associados, essa infraestrutura é importante para a troca de experiências e identificação de novas práticas desenvolvidas. Um trabalho realizado em uma cooperativa, por exemplo, pode ser replicado em outra integrante do Sicredi”, explica Brugman que completa: “Em um sistema cooperativo algumas unidades funcionam há muitos anos e são bem maduras, outras são mais recentes. É preciso atuar de forma sistêmica para que todas as unidades de negócio possam ter o mesmo nível de excelência em suas ações, se beneficiando das boas práticas e dos sucessos das outras”.

A Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Sicredi orienta o trabalho de gestão desde 2015. As estratégias são debatidas em reunião anual do Comitê (nacional) de Sustentabilidade e os temas mais importantes são encaminhados para a deliberação do Conselho de Administração da SicrediPar, holding que congrega todas as entidades integrantes do Sistema Sicredi. Na Central Sicredi PR/SP/RJ, o Comitê conta com a participação de quatro cooperativas que atuam como piloto para a criação dos Comitês Locais: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Sicredi União PR/SP, Sicredi Integração PR/SC e Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ.

Com a criação da superintendência, o Sicredi busca potencializar suas ações na área de sustentabilidade, gerando ainda mais benefícios aos associados e à comunidade em geral.  “Vamos trabalhar para que aspectos da sustentabilidade estejam integrados em todas as áreas e não como programa separado. Por exemplo na concessão de crédito, nos novos produtos e em outras soluções que, ao final, tenham o objetivo de beneficiar a vida e o empreendimento do associado”, analisa o executivo.

Deixe um Comentário