Ribeirão do Pinhal

Semana de prevenção às drogas movimenta Ribeirão do Pinhal

Ações educativas e sociais marcaram o evento que envolveu vários segmentos da comunidade

Priscila Dutra – Da Assessoria

Pelo terceiro ano consecutivo Ribeirão do Pinhal realizou a Semana Municipal de Conscientização contra as drogas. As ações promovidas pelo Conselho Municipal Antidrogas em parceria com a Prefeitura e Igrejas Cristãs, começaram no dia 22, com encerramento no último sábado (29). Com a mensagem o “Dia D pela Vida”, teve objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção às drogas.

A programação começou com uma gincana para descontrair. Na segunda-feira (24) as atividades educativas e de descontração foram voltadas para grupo da Melhor Idade, de manhã e com os idosos do Lar São Vicente de Paulo, à tarde, organizado pelos membros da igreja Caminho para Cristo.

Na terça e quarta-feira (24 e 25) as crianças do Ensino Fundamental das Escolas Municipais (Marcelino Nogueira, Nova Carvalho, Carlito Thomé da Silva e Tancredo Neves), Colégio Universitas e Escola Especial Despertar (APAE) receberam o teatro de fantoches da igreja Assembleia de Deus.

A diretora da Escola Municipal Marcelino Nogueira, Silvana Mossato Bordin, avaliou que o teatro de fantoches foi muito interessante e instrutivo. “Nós professores gostamos muito da apresentação teatral, que trouxe um conteúdo sério de uma forma lúdica e as crianças amaram. Todos os participantes estão de parabéns”, assinalou.  

Na terça-feira foi apresentado também uma peça teatral copmtema sobre as drogas, produzido pelos jovens da Comunidade Caminho para Cristo. A apresentação aconteceu como parte do evento de lançamento do Projeto Polícia Mirim Integrada de Ribeirão do Pinhal. Segundo o presidente do Conselho Antidrogas, Anderson de Assis Costa (o Serapião) o objetivo foi levar aos novos soldados mirins e suas famílias a mensagem de que os males do mundo podem corromper e te derrubar, mas existe uma força maior e libertadora para te resgatar.

Na quarta-feira (26) a equipe do CRAS e da Polícia Civil ministraram uma palestra sobre o tema “Drogas e seus efeitos nocivos”, para os jovens entre 11 e 17 anos, do distrito rural da Triolândia. Na quinta-feira (27) foi apresentado no Centro Cultural o filme “Para salvar uma vida”, que aborda atitudes dos jovens sobre o bullying, drogas, relacionamentos familiares e a religião. 

A “Passeata pela Vida”, realizada na sexta-feira (28), reuniu cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos para chamar a atenção sobre os perigos das drogas. O objetivo segundo os organizadores também foi de levar uma mensagem de esperança para quem busca se libertar do problema do vício.

Com faixas e cartazes participaram da manifestação os jovens da Polícia Mirim, o grupo da Melhor Idade, alunos e professores das Escolas Municipais e da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, que movimentaram a manhã de Ribeirão do Pinhal com uma caminhada que percorreu as ruas do centro da cidade, saindo do ginásio de esportes e encerrando em frente à prefeitura.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Terezinha de Campos Silva, considera fundamental a participação das escolas nessas atividades. “Temos um papel muito importante na vida dos nossos alunos e por isso, devemos incentivar a participação em ações como essas para tentar evitar que entrem nesse caminho e também resgatar aqueles que foram vítimas dessa praga mundial que são as drogas”.

No sábado (29) foi o encerramento com o Dia D pela vida, com diversas ações sociais gratuitas e rua de lazer para as crianças, na Praça Erasmo Cordeiro. O evento teve também um palco para apresentações culturais, louvores, testemunhos e a participação da Fanfarra da Escola Especial Pe. Jan Kosk (APAE de Abatiá).

O presidente do Conselho Antidrogas ressalta a importância do engajamento de todos em ações como estas. “Nossa ideia é fortalecer o resgate das drogas com apoio que a religião pode oferecer para as pessoas que se encontram em situação de vício nos mais variados tipos de drogas, lícitas e ilícitas. Começamos com uma ideia pequena e a cada ano está crescendo, mas precisamos de mais parceiros para ampliar estas ações de forma efetiva. Estamos de braços abertos para acolher a todos que venham para somar”, ressaltou Serapião.

O prefeito Wagner Martins (PSD) parabenizou todos pelos eventos e reforçou o apoio as ações do Conselho Municipal Antidrogas. “Queremos fazer a nossa parte para alertar sobre esse grande mal que são as drogas e as consequências que elas trazem e estamos abertos para ajudar o Conselho no que for possível neste trabalho tão importante”, finalizou. 

Deixe um Comentário