Educação

Sebrae/PR já realizou mais de 355 mil atendimentos remotos a empreendedores desde o início da pandemia

Entidade intensificou a produção de conteúdos digitais em diferentes plataformas e tem realizado atendimentos online pelo WhatsApp, e-mail, telefone e redes sociais

Da Assessoria


Portal do Sebrae/PR já teve mais de 429 mil visualizações durante os quatro meses de atendimento remoto devido à pandemia. Crédito: Divulgação

O Paraná possui mais de 1,3 milhão de micro e pequenas empresas que têm enfrentado diversos desafios e tiveram que se reinventar durante o período de pandemia. O Sebrae/PR tem sido um dos principais canais de suporte e de comunicação aos donos de micro e pequenos negócios do Estado e, por conta disso, já realizou mais de 355 mil atendimentos em quatro meses. O número é contabilizado desde que as atividades da entidade se tornaram 100% remotas, em 23 de março, até o último dia 23 de julho.

Ao todo, mais de 209 mil foram realizados através dos canais digitais como WhatsApp, telefone, e-mail e redes sociais, enquanto os demais aconteceram através de atendimentos remotos nas próprias regionais. No total, foram atendidos mais de 213 mil empreendedores em todo o Paraná, um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2019. Vale lembrar que um mesmo cliente pode realizar mais de um atendimento.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae/PR, Vania Paula Cruz, a atuação pelos canais digitais não afastou os empreendedores, mas foi uma forma de facilitar o contato com o atendimento do Sebrae. “Muitas pessoas alegavam que tinham dificuldades em se deslocar para fazer um atendimento presencial por conta de suas rotinas. Muita gente gostou do processo de digitalização e se sentiu mais próxima. Os empreendedores entram em contato e nós realizamos o atendimento pelo canal de preferência deles, então se tornou uma comodidade”, explica.

Por ser um período de dificuldades, o Sebrae também tem atuado para capacitar e oferecer conteúdos de qualidade para os donos de micro e pequenos negócios. Por isso, tem aumentado a sua presença digital, com a publicação de materiais exclusivos, realização de eventos e outras ações virtuais. No começo de julho, foi lançado um portal totalmente reformulado e mais atrativo para o empresário. Desde março, o site já teve mais de 429 mil visualizações e 165 mil usuários únicos. Ao todo, foram realizadas 57.662 matrículas em cursos de EAD nas plataformas digitais.

Além da oferta de cursos, e-books, cartilhas e outros materiais exclusivos também houve o desenvolvimento de soluções exclusivas para o período de pandemia, como uma ferramenta de Orientação ao Crédito e um Guia de Gestão Financeira. Outra novidade é aplicativo Meu Sebrae, que também foi remodelado e conta com novas funcionalidades. O app recebeu 1.921 novos cadastros e 2.934 visualizações em matérias, no período.

O Sebrae/PR também reforçou sua presença digital com a realização dos eventos Connect, lives com informações e entrevistas exclusivas em vídeo no canal do Youtube do Sebrae. Nos últimos quatro meses, foram realizadas 57 transmissões ao vivo, um crescimento de 418% em relação ao ano passado, e que tiveram 12.080 espectadores simultâneos, um aumento de 790% em comparação com 2019. A Comunidade Sebrae, que permite o compartilhamento de textos e conteúdos exclusivos e a troca de experiências sobre o universo do empreendedorismo e dos micro e pequenos negóc ios, rec ebeu 301.229 visitas.

Vania explica a importância de oferecer conteúdos de relevância para os empreendedores em múltiplas plataformas. “O Sebrae se reorganizou durante a pandemia para dar toda a assistência e não deixar o empresário desamparado. Levamos conteúdos práticos, para segmentos específicos ou para temas mais gerais. E eles estão em diferentes plataformas, como forma de facilitar esse acesso. Procuramos entender as dores dos clientes e exibir aquilo que faça mais sentido para cada um e isso tem gerado um bom engajamento”, explica ela.

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