Ribeirão do Pinhal

Saúde realiza dia D da Campanha Novembro Azul

CRÉDITO: Divulgação

Da Assessoria


A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão do Pinhal realizou no sábado (23) o Dia D da Campanha Novembro Azul, para ações preventivas à saúde dos homens. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Vanderlene Silveira de Rezende, somente no sábado foram 110 atendimentos, sendo cerca de 50 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, 21 consultas, aferição de pressão e testes de glicemia. “A procura dos homens nesse dia D superou nossas expectativas e isso é muito positivo, mostra que tem crescido a conscientização dos homens em relação aos cuidados com a saúde”, ressaltou Vanderlene.  

O médico João Henrique Sanches ministrou uma palestra orientando sobre a importância dos exames preventivos. “Muitos homens ainda tem preconceitos com relação ao exame da próstata, mas os exames preventivos são muito importantes, precisamos mudar essa mentalidade”. Ele frisou ainda que não basta fazer apenas o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) que avalia a quantidade de uma substância produzida na próstata, que aumenta na presença de câncer, salientando que o exame de toque também é fundamental. “Embora seja um exame importante o PSA pode apresentar variações que não identifiquem o tumor em todos os homens, por isso o exame de toque retal também é importante para verificar se o tumor espalhou para outros tecidos e se ele voltou após o tratamento concluído”, explicou. 

Deixe um Comentário