Saúde

Saúde de Ribeirão Claro divulga plano de trabalho

Diógenes Gonçalves -Assessoria

Foto: Divulgação

A secretária de Saúde de Ribeirão Claro, Tatiane Camargo Bellia, anunciou o plano de trabalho com novas ações e reformulação de alguns serviços prestados à população. As propostas foram elaboradas após um estudo feito nos últimos dias, composto pela análise do fluxo de trabalho da secretaria e pelo retorno dado por servidores e usuários atendidos.

O prefeito Mario Augusto Pereira pediu prioridade máxima nas reformulações e na implantação de novos serviços que beneficiem a população.
Confira as principais mudanças:

Foco em prevenção e Farmácia Municipal
A Saúde reforçará o foco na prevenção de doenças com campanhas direcionadas a novos públicos-alvo como homens e trabalhadores. A Farmácia Municipal atualmente oferece cerca de 350 itens, número superior a 200 itens a mais do que o estipulado pela Farmácia Básica.

Será estudada a possibilidade de estender o horário de funcionamento para que trabalhadores possam ir ao local durante o horário de almoço, facilitando o acesso aos medicamentos.

Horário de atendimento e melhora no lanche
A secretária estabelecerá horários em sua agenda para o atendimento da população, para garantir o acesso e facilitar a resolução de problemas e o envio de sugestões.
Os lanches distribuídos durante viagens longas serão melhorados para dar mais conforto e boas condições aos pacientes. Também será criado um protocolo com a definição clara dos direitos e deveres dos motoristas e pacientes.

Novas especialidades e convênios
As especialidades médicas de ortopedia e vascular estão sendo licitadas e para serem oferecidas a cada 15 dias, visando diminuir a fila de espera e a dependência de encaminhamento para outros municípios. A carga horária dos médicos terá fiscalização intensificada para o cumprimento total da jornada de trabalho contratada.
Será analisado junto à Santa Casa a possibilidade de realização de pequenos procedimentos no próprio centro médico.
Os pacientes odontológicos que fazem procedimentos não oferecidos pelo município serão encaminhados para a UENP, em Jacarezinho, para atendimento na clínica odontológica mantida pela universidade.
O atendimento no consultório psicológico foi ampliado e a oferta de atendimento médico expandida, com um novo turno noturno para quem tinha dificuldade de comparecer às consultas por motivo de trabalho.

Abertura da nova UBS e capacitação
Uma das prioridades é a abertura da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), com a disponibilização de um dentista, dois clínicos gerais, um pediatra com a prestação de atendimento de crianças de até dois anos (Puericultura).
Os profissionais de saúde passarão por capacitação para atualização de técnicas e procedimentos.

Fortalecimento do Conselho Municipal e Vigilância em Saúde
Tornar o Conselho Municipal de Saúde funcional e com ampla participação da população para entender suas necessidades e definir os investimentos para cada área. Serão feitas visitas periódicas à Câmara Municipal para prestar contas e informar as ações da secretaria. A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica serão fortalecidas. �k�~t/U|

Deixe um Comentário