Santo Antônio da Platina

Santo Antônio da Platina lidera índice de transparência na região

De acordo com levantamento do Tribunal de Contas, município atingiu 97% de transparência de informações no portal da prefeitura

Da Redação


Santo Antônio da Platina é o município com melhor índice de transparência com as informações sobre a Covid-19 na região, de acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) realizado junto aos portais das 399 prefeituras paranaenses entre agosto e setembro e divulgado nesta semana.

Dos 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), apenas Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal disponibilizam informações em seus portais em quantidade suficiente para terem índices superiores a 90%, de acordo com este ranking.

Santo Antônio da Platina tem avaliação de 97% de transparência, enquanto Ribeirão do Pinhal tem a nota de 91% neste mesmo quesito. Outros bons índices da região são dos portais das prefeituras de São José da Boa Vista, 87%, e Guapirama, 86%.

Por outro lado, algumas gestões tem avalições pífias com relação à transparências de gastos com recursos destinados ao combate à Covid-19. Estão nesta situaçãoSalto do Itararé, com 20% e dona da pior nota regional, seguida por Carlópolis, com 23%, Conselheiro Mairinck, com 28% e Ibaiti, com 33%.

Entre os 38 pontos averiguados por servidores do órgão de controle, destacam-se os seguintes: se há publicação de boletins epidemiológicos diários; se são disponibilizados endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; se há veiculação da íntegra das licitações, dispensas e inexigibilidades relacionadas ao enfrentamento à pandemia; e se é informada a relação completa dos servidores efetivos, temporários e comissionados nomeados especificamente para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

GERAL

As prefeituras atenderam, em média, a 60,7% dos critérios fixados pelo órgão de controle. Somente quatro municípios alcançaram o índice de 100% na aferição – Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais. Na outra ponta da tabela está Nova Aliança do Ivaí: 16,25%, com o pior desempenho identificado.

Lista de municípios da região com a nota no índice de transparência do TCE:

MUNICÍPIO NOTA TRANSPARÊNCIA
Abatiá 51%
Andirá 75%
Barra do Jacaré 53%
Cambará 42%
Carlópolis 23%
Conselheiro Mairinck 28%
Figueira 56%
Guapirama 86%
Ibaiti 33%
Jaboti 74%
Jacarezinho 70%
Japira 43%
Joaquim Távora 50%
Jundiaí do Sul 59%
Pinhalão 43%
Quatiguá 73%
Ribeirão Claro 59%
Ribeirão do Pinhal 91%
Salto do Itararé 20%
Santana do Itararé 67%
Santo Antônio da Platina 97%
São José da Boa Vista 87%
Siqueira Campos 50%
Tomazina 70%
Wenceslau Braz 61%

Deixe um Comentário