Ribeirão Claro

Ribeirão Claro no Mapa do Turismo Brasileiro

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas na plataforma

Da Assessoria


O município de Ribeirão Claro foi incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, após se cadastrar no sistema disponibilizado pelo governo federal e cumprir todos os requisitos necessários. Com a inclusão, o município está apto a participar de todas as ações dos governos federal e estadual, bem como receber recursos. O Mapa foi publicado no final de agosto no Diário Oficial da União (DOU).

A inclusão do município foi executada pelo servidor Marcos Rogério Nardo, que também foi responsável pelo cadastro de outras 15 cidades da região junto ao Ministério do Turismo. O objetivo foi fomentar o turismo em Ribeirão Claro e no Norte Pioneiro, uma das prioridades do prefeito Mario Augusto Pereira.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Outros critérios são possuir orçamento próprio destinado ao turismo, prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório e registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos numa escala de “A” a “E”. A classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Ela também subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

Deixe um Comentário