Dengue região

Região segue com apenas dois casos de dengue confirmados

Da Redação


O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná trouxe poucas novidades para a região na atualização dos dados desta quarta-feira (09), que mantém os mesmos dois casos já registrados no informe de 15 dias atrás. Os registros da doença estão em Figueira e Tomazina.

A situação contrasta com o que a região viveu no começo de 2020, quando houve números recordes em todo o Paraná de casos de dengue. Agora, porém, felizmente existe uma aparente estabilização do avanço da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

Contudo, vale o alerta das autoridades sanitárias de que o relaxamento no combate ao mosquito acaba sendo um dos principais problemas para os próximos ciclos, já que sem o combate necessário o Aedes aegypti se reproduz facilmente e se multiplica em pouco tempo, estando adulto e em fase de transmissão da dengue no próximo verão.

Logo, com a grande presença do mosquito, uma pequena circulação viral da dengue pode em poucas semanas se tornar uma epidemia – como o que aconteceu em nove municípios dos 22 municípios abrangidos pela 19ª Regional de Saúde, que viveram situação epidemiológica. Apenas dois municípios desta área não tiveram confirmações de casos da doença.

É importante esclarecer que o ano epidemiológico atual começou em julho, e se encerrará em junho do ano que vem. No ano epidemiológico anterior a região registrou mais de 5 mil casos de dengue, sendo Jacarezinho o município com maior número de registros – mais de 2,3 mil pacientes foram contaminados pela doença.

ESTADO

O informe ainda apresenta 182 novos casos da doença em todo Paraná. Este é o terceiro informe do período epidemiológico 2020/2021 que começou no dia 26 de julho; o primeiro, divulgado em 11 de agosto, trouxe 79 casos confirmados e, o segundo, do dia 25 de agosto, apresentou 191. O total de casos confirmados no estado neste novo período é de 373.

De acordo com o boletim, 80 municípios paranaenses apresentam casos confirmados de dengue. As cidades com maior número de casos são: Paranaguá (63), Rolândia (25) e Foz do Iguaçu (22).

Deixe um Comentário