Destaque Eleições Paraná

Ratinho Junior quer uma política especial para a região

Candidato do PSD considera emergencial a duplicação da PR-092 e apoio à agropecuária do Norte Pioneiro

Da Redação


Para Ratinho Junior, infraestrutura regional é o ponto de partida para o desenvolvimento do Norte Pioneiro
CRÉDITO: Antônio de Picolli

O deputado estadual e candidato a governador pelo PSD, Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho Junior, concedeu na tarde de ontem (26), por celular, uma entrevista exclusiva para a Tribuna do Vale na qual aponta, em linhas gerais, os principais pontos de seu programa de governo para os 46 municípios que compõem a mesorregião do Norte Pioneiro, compreendendo as associações municipalistas da Amunorpi e Amunop. Para confirmar suas propostas, Ratinho Junior encaminhou à redação um vídeo no qual reforça as ações que planeja caso seja eleito.

Para ele, a questão envolvendo a infraestrutura regional é o ponto de partida para o desenvolvimento do Norte Pioneiro e citou a duplicação da PR-092, entre Santo Antônio da Platina e Jaguariaíva, como questão “emergencial”. “Esta é a rodovia que integra o Norte Pioneiro à capital, Porto de Paranaguá e Mercosul, além fazer a conexão desta região com São Paulo, maior mercado consumidor da América Latina. A PR-092 é fundamental para o desenvolvimento do Norte Pioneiro”, ressalta.

Ele deixa claro ser impensável planejar o desenvolvimento desta região do Estado sem priorizar a questão da infraestrutura. “Empresário investe onde há infraestrutura, e entendemos que a duplicação da PR-092 é crucial, uma obra que elencamos como emergencial”, sustenta.

Outro ponto enfocado por Ratinho Junior é a criação de uma agência de fomento regional, responsável pela elaboração de uma política voltada aos projetos para promover iniciativas que gerem o crescimento sustentável dos municípios. É neste cenário que ele imagina o papel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com sede em Jacarezinho e campi em Bandeirantes e Cornélio Procópio. Ele idealiza a instituição como foi concebida há mais de 30 anos, como a universidade para o desenvolvimento do Norte Pioneiro.

“Uma universidade inexiste se atuar desfocada da realidade social e econômica onde está inserida. Os projetos de pesquisa e extensão devem estar atrelados à vocação regional, e neste sentido ela é o motor do desenvolvimento local”, assinala.

Independente desses esforços Ratinho Junior assinala que já possui o que considera como medidas a serem tomadas nos primeiros dias de governo caso venha ser eleito. Ele ressalta que o Norte Pioneiro é um laboratório de experiências bem sucedidas em explorações econômicas, citando a fruticultura, a avicultura e a cafeicultura. O deputado destaca a liderança estadual na produção de cafés especiais, como resultado de um programa bem planejado envolvendo várias instituições lideradas pelo Sebrae. “É importante destacar que esses programas geram resultados a curto prazo e faz parte da cultura local”, observa.

Duplicação da BR-369

Embora a BR-369 seja uma rodovia federal, Ratinho Junior defende a atuação firme de seu governo no sentido de promover sua duplicação entre Cornélio Procópio e a divisa com Ourinhos (SP). A estrada integra O Norte Pioneiro a outras regiões importantes do Paraná e, no momento, a concessionária que explora o ramal inicia sua duplicação entre Londrina e Cornélio.

Deixe um Comentário