Geral

Quatiguá tem disputa 100% feminina à prefeitura

Duas mulheres concorrem ao cargo de prefeita, em uma eleição marcada pela participação exclusiva feminina

Da Redação

Se existe um município que é exemplo de participação feminina na política, com certeza é Quatiguá. Isso porque, nestas eleições, não existem postulantes do sexo masculino a prefeito, mas apenas duas mulheres como candidatas ao Executivo.

Ter uma disputa 100% feminina em uma disputa na corrida por uma prefeitura é algo extremamente raro de se ver. Ao contrário, são poucos os municípios que sequer tem alguma candidata à chefia do Poder Executivo, o que dirá ver um pleito exclusivo de mulheres.

Em Quatiguá a atual prefeita, Adelita Parmezan (PTB), busca a reeleição. Mas, para isso, terá que superar a ex-vereadora Beatriz David (DEM), que disputa a prefeitura pela primeira vez.

Adelita é a candidata da coligação Quatiguá no Rumo Certo, composta por PP, PDT, PT, PTB, MDB, Podemos, PSB e PROS. O candidato a vice-prefeito José de Pádua Melo, o Zé Vareta (PROS).

Já Beatriz David foi o nome escolhido para encabeçar a coligação Quatiguá Pode Mais, que tem como partidos base PSL, PL, DEM, PSDB e PSD. O candidato a vice é Valdir da Silva, o Valdir Mecânico (DEM).

Nas eleições municipais de 2016 o município também teve duas candidatas a prefeita, porém havia mais quatro candidatos homens na disputa. O vencedor na época foi Efraim Bueno de Moraes (pai de Adelita), que acabou não tomando posse por irregularidades em suas gestões passadas como prefeito.

Desta forma foi necessária a realização de uma eleição suplementar, em abril 2017, em que Adelita venceu o ex-prefeito Fernando da Farmácia para o mandato até 2020.

REGIÃO

O que acontece em Quatiguá nestas eleições é exatamente o oposto da realidade que a região vive. Dos 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), apenas oito (já contando Quatiguá) existem candidatas a prefeita. São elas: Sonia Chaves (Podemos) em Abatiá, Ione Abib (PSD) em Andirá, Cassia (PSC) em Figueira, Valquíria (PROS) em Jaboti, Tina Toneti (PT) em Jacarezinho, Luciane Freitas (MDB) em Japira e Terezinha Maiorky (PSDB) em Santo Antônio da Platina.

Deixe um Comentário