Santo Antônio da Platina

Quase 10 anos depois unidade móvel odontológica vai atender comunidade

Abertura do programa acontecerá no próximo dia 24, no distrito de Conselheiro Zacarias
CRÉDITO: Divulgação

Da Redação


Após praticamente uma década de espera, os moradores de Santo Antônio da Platina finalmente terão à disposição a unidade móvel odontológica, que levará tratamento dentário a bairros da zona rural onde existe demanda acumulada para este tipo de atendimento. A abertura do programa acontecerá no próximo dia 24, no distrito de Conselheiro Zacarias. O objetivo é chegar a pacientes que tenham dificuldades em ir até a cidade para se consultar.

O veículo van já está no local há vários dias e essa morosidade para o início das atividades gera reclamação de alguns moradores da comunidade. Entretanto, de acordo com informações da Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Platina, a unidade móvel ainda recebia instalações hidráulica e elétrica para que os atendimentos pudessem começar.

Ainda segundo a secretaria, a unidade ficará em Conselheiro Zacarias até zerar a fila de pacientes que aguardam por atendimento odontológico. Por ora não está definido qual será a próxima localidade a receber o projeto, mas deverá ser anunciado previamente pela pasta.

“A unidade ficará um período em Conselheiro Zacarias e posteriormente será analisado por triagem a localidade que tem a maior demanda de atendimentos odontológicos”, explica a coordenadora de Saúde Bucal de Santo Antônio da Platina, Marlene de Fátima Teixeira Garcia.

Vale salientar que o projeto será responsável por realizar atendimentos odontológicos básicos. Os casos de maior complexidade deverão ser tratados nos postos de saúde.

PROGRAMA

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, pretendia implantar, até 2014, mil novas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) em todo o País. No Paraná, a projeção de investimentos, à época, era de R$ 164,4 milhões, a serem empregados para custear o trabalho das Equipes de Saúde Bucal (ESB), vinculadas às unidades básicas de saúde, e o funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado em uma van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.

A ação integrava o Programa Brasil Sem Miséria, cujos objetivos eram facilitar o acesso aos serviços públicos, elevar a renda e as condições de bem-estar de famílias que estão em extrema pobreza.

No dia 10 de agosto de 2012, a então presidente Dilma Rousseff (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram em rede nacional a doação de 10 consultórios odontológicos, uma Unidade Odontológica Móvel e novos equipamentos para o Laboratório de Prótese Dentária de Santo Antônio da Platina (PR).  Contudo, desde então, a Unidade Odontológica Móvel nunca funcionou de acordo com a proposta anunciada pelo Ministério da Saúde.

Deixe um Comentário