Geral Santo Antônio da Platina

Projeto Social comemora 5º aniversário em Santo Antônio da Platina

‘VIVA A VIDA’

Grupo tem por finalidade acompanhar idosos portadores de doenças crônicas

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale

O que era para ser um pequeno grupo para acompanhamento de idosos se transformou no ‘Projeto Social Viva a Vida’, que atualmente reúne cerca de 70 pessoas de todas as idades. A comemoração do seu 5º aniversário é sinônimo de orgulho e missão cumprida para os idealizadores da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Claro. Os encontros são realizados às 8 horas, todas as terças-feiras, na Paróquia Santa Filomena, e às quintas-feiras na Capela São Paulo.

O grupo tem por finalidade acompanhar idosos portadores de doenças crônicas, tais como, diabetes e hipertensão, mas como a demanda por outras idades cresceu, o movimento passou a acompanhar também pessoas com depressão e outros transtornos. A ideia é fazer com que o grupo compartilhe experiências, dê depoimentos e, desta forma, crie um ambiente de intercâmbio entre os membros.

De acordo com a agente de Saúde, Renata Ribeiro Fogaça, o projeto recebe o apoio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Como o grupo cresceu e o espaço de encontros ficou pequeno o padre nos autorizou a usar o espaço da igreja para realização das atividades. Temos psicólogo, médico, fisioterapeuta, agente de saúde, farmacêutica e vários outros profissionais envolvidos em busca de oferecer melhor qualidade de vida para a comunidade”, explicou.

O almoço em comemoração ao aniversário do ‘Viva a Vida’ já é uma tradição e, a cada ano tem aumentado o número de participantes. Além disso, é uma forma de confraternização dos membros, proporcionando um ambiente de descontração e interatividade. “É muito gratificante ver o que o projeto se tornou. Hoje os membros têm camiseta personalizada, e os resultados tem sido satisfatório”, comemora a agente de saúde.

Fotos: Antônio de Picolli/Tribuna do Vale

Deixe um Comentário