Ibaiti

Profissionais da saúde participam de treinamento com equipe do Hospital Universitário de Marília

Assessoria 


A Prefeitura de Ibaiti, através da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal (FHSMI) realizou no domingo (26), um treinamento com os profissionais de saúde para assistência a casos de coronavírus no município.

O treinamento foi ministrado pela equipe médica e corpo de enfermagem do Comitê Covid-19 do Hospital Beneficente Universitário de Malíria (Unimar), composta pelos médicos Uri Adrian Princ Flato, diretor de Qualidade, Piero Biteli, coordenador da Unidade de tratamento Intensivo da Unimar, Bruna Rezek, enfermeira assistente da diretoria e Guilherme Garbelini, enfermeiro coordenador de Gestão de Projetos.

Os profissionais da área da saúde de Ibaiti receberam capacitação profissional com treinamento teórico e prático para atuarem na Unidade Semi-Intensiva da Unidade de Triagem/Teste/Tratamento de Covid-19 no Hospital Referência do Covid-19 de Ibaiti (antigo Hospital Municipal).

Todos os envolvidos com a área da saúde do município receberam as instruções contidas no plano municipal de contingência do novo coronavírus que está alinhado com os planos da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o prefeito Antonely Carvalho, que também é médico, e participou do treinamento, o trabalho foi muito importante para o município de Ibaiti pois a equipe do ABHU é exemplo no Estado de São Paulo em preparação para superar a pandemia do novo coronavírus.

Antonely Carvalho falou das medidas tomadas pela prefeitura para enfrentamento do Covid-19. “Frente a eminente necessidade de tratamento das pessoas contaminadas com Covid-19 em nossa cidade e região, a Prefeitura de Ibaiti através da Fundação Municipal de  Saúde com aprovação do Conselho Municipal de Saúde e pela Câmara Municipal realizou todos os procedimentos jurídicos administrativos para a contratação de novas equipes multidisciplinares de saúde, médicos intensivistas para operarem os respiradores da Unidade Semi-Intensiva do Hospital e médicos especialistas”, disse o prefeito.

O prefeito também falou sobre os esforços da administração municipal em preparar a rede de saúde do município para superar a crise. O prefeito comentou sobre a construção do Hospital de Campanha que entrou em funcionamento em tempo recorde. Também falou sobre o Hospital Referência do Covid-19 (antigo Hospital Municipal) que passou por reformas e ampliação para atender pessoas com casos suspeitos e confirmados do coronavírus. Uma ala no hospital foi designada para o atendimento exclusivo dos pacientes contaminados e em estado mais graves, separados dos casos suspeitos, mais leves. 

Esta nova ala contará com nove leitos de Unidades Semi-Intensivas e terá acesso apenas à equipe médica e será chamada de “Área Roxa” e atenderá também os casos graves e agudos de pneumonia e respiratórios com necessidade de ventilação mecânica. O setor contará com respirador, monitor miltiparamétrico, aspirador de auto fluxo, bombas de infusão, desfibrilador cardíaco e será monitorado por câmeras.

O prefeito falou também da equipe de profissionais contratados para trabalhar durante a pandemia. Atuarão frente à Saúde de Ibaiti na Unidade Semi-Intensiva, uma equipe de médicos intensivistas e médicos especialistas nas áreas de infectologia, pneumologia, cirurgia geral e pediatria, com corpo de enfermagem exclusivo para a Unidade de Triagem, Teste e Tratamento do Covid-19. “Neste momento crítico que vivemos, tivemos que agir rapidamente na melhor estruturação do serviço de saúde do município de Ibaiti para atender as pessoas com Covid-19, assim de forma rápida e organizada contratamos e montamos uma nova estrutura de saúde municipal. Hoje apresentamos para a população de Ibaiti, de forma clara e transparente a equipe médica que irá trabalhar no nosso município durante a pandemia do Covid-19”, finalizou.

Deixe um Comentário