Santo Antônio da Platina

Prefeitura perfura dois poços artesianos para atender demanda da zona rural

Obra foi realizada através de uma parceria com o Instituto Água e Terra pelo Programa Água no Campo do Governo do Estado 

Comunidades rurais do Ribeirão Bonito (Bairro dos Glórias) e Bairro dos Albanos foram beneficiadas com poço artesiano
(foto: poço artesiano) CRÉDITO: DIVULGAÇÃO 

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA 

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale 


A Prefeitura de Santo Antônio da Platina, em parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra, perfurou dois poços artesianos beneficiando as comunidades rurais do Ribeirão Bonito (Bairro dos Glórias) e o Bairro dos Albanos. A obra era uma reivindicação dos moradores desde 2016 e foi possível através do Programa Água no Campo. 

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Luis Carlos da Silva, foi firmado um convênio entre o executivo e o Estado para atender essa demanda das comunidades rurais. O Governo do Paraná viabilizou os maquinários e a mão e obra, em contrapartida, a prefeitura cedeu matéria-prima para revestimento e combustível. “Com recursos próprios, a prefeitura custeou em média de 20 a 25 mil por poço perfurado”, detalhou. 

No Ribeirão Bonito, o poço de 306 metros de profundidade e com vazão de 3,4 mil litros de água por hora, vai beneficiar 12 famílias. “Tivemos um pouco de dificuldade neste bairro, porque foi preciso perfurar dois poços, o primeiro que foi furado teve uma vazão muito fraca e não daria conta de atender a demanda daquela comunidade. Por isso, foi necessário a perfuração de outro poço que suprisse a demanda dos moradores”, informou. 

Já no Bairro dos Albanos foi possível encontrar com mais facilidade, o poço foi perfurado em 90 metros de profundidade e conseguiu a mesma vazão de água 3,4 mil litros por hora – que vai atender 6 famílias da região. 

O secretário aponta que no momento há outras demandas da comunidade para a perfuração de poços, mas o Governo do Estado trabalha com cronograma por região e os maquinários já foram destinados para outras cidades. “Fazemos conforme o cronograma do estado. Em breve pretendemos atender outras demandas das comunidades”, finalizou. 

Legenda 1

Comunidades rurais do Ribeirão Bonito (Bairro dos Glórias) e Bairro dos Albanos foram beneficiadas com poço artesiano

(foto: poço artesiano)

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO 

Deixe um Comentário