Santo Antônio da Platina

Prefeitura anuncia ações contra o coronavírus

 Medidas emergenciais foram apresentadas durante coletiva de imprensa na tarde de terça-feira

LEGENDA: Chico da Aramon e Gislaine Galvão anunciam medidas contra o coronavírus
CRÉDITO: Antônio de Picolli

Luiz Guilherme Bannwart


O prefeito em exercício do município de Santo Antônio da Platina, Francisco Monteiro (PMN), o Chico da Aramon, convocou uma coletiva de imprensa no fim da tarde de terça-feira (17) para anunciar ações emergenciais do Executivo contra o coronavírus.

De acordo com o prefeito na terça-feira (17) foi realizada uma reunião para a instalação do comitê de prevenção e combate à Covid-19. Com base no decreto Estadual 4230, o município também suspenderá, a partir de sexta-feira (20), a realização de eventos públicos com aglomeração de pessoas, inclusive com a suspensão por prazo indeterminado da feira-livre.

Também será suspenso por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (20), as aulas na rede municipal de educação, podendo a determinação ser antecipada.

A prefeitura informa ainda que, igualmente, será suspensa por tempo indeterminado a expedição de alvarás de eventos e festas onde exista aglomeração de pessoas (como, por exemplo, eventos no CTG e no Clube da Terceira Idade).

Entre as medidas estabelecidas pela prefeitura, Chico da Aramon também cita o acompanhamento e fiscalização do Procon para evitar que ocorram aumentos abusivos nos preços de produtos essenciais como álcool em gel e outros insumos com maior consumo em razão da pandemia de coronavírus.

Para esclarecer dúvidas sobre a doença, a prefeitura disponibilizou os telefones 156, 192 e 3534-9099 (Vigilância Sanitária). Caso o solicitante opte pelos serviços oferecidos via internet, as informações podem ser esclarecidas por meio do site da prefeitura www.santoantoniodaplatina.pr.gov.br.

“Pedimos à população que evite a realização de festas e eventos particulares com aglomeração de pessoas como aniversários, casamentos, cultos religiosos e até mesmo velórios. O momento é de união e, principalmente, conscientização para enfrentarmos o coronavírus”, adverte Chico da Aramon.

Idosos

Com relação ao contato com idosos, a prefeitura recomenda que quaisquer atividades para este público sejam suspensas, evitando, inclusive, visitas a asilos.

Hospitais

As visitas a pacientes internados em hospitais também devem ser suspensas. A prefeitura orienta para que apenas os acompanhantes, com turnos definidos de 12 em 12 horas, frequentem as unidades. 

Viagens

A prefeitura também pede à população para que evite viajar a locais em que existam casos confirmados de coronavírus (seja no Brasil ou no exterior). A recomendação é para que as pessoas que eventualmente tenham viajado nos últimos dias permaneçam em casa, sem contato com outras pessoas, como forma de prevenção.

Atendimento 

Por fim, a secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão, orienta para que em casos de sintomas de quadro gripal os moradores não devem buscar atendimento no Pronto Socorro para evitar o contato com mais pessoas. O paciente deve ligar no telefone 156 para ser orientado ou buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Deixe um Comentário