Cultura Ribeirão Claro

Prefeito inaugura exposição sobre era imperial japonesa

CRÉDITO: Divulgação

Da Assessoria


O prefeito de Ribeirão Claro, Mario Augusto Pereira, inaugurou na última segunda-feira (6), a exposição temporária: “Japão: Um Tributo à Nova Era Imperial”, na sede do Departamento Municipal de Cultura. Os itens expostos foram cedidos pela vice-cônsul e chefe do Setor Cultural do consulado-geral do Japão em Curitiba, Akiko Kikuchi, durante reunião recente com o prefeito, a primeira-dama e chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho, Ana Maria Molini e o chefe do Departamento Municipal de Cultura, Allan Mamede de Souza.
A exposição está aberta à visitação até o dia 16 de maio, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h (inclusive durante o horário de almoço), exceto no feriado do dia 13 de maio. O evento contou com a presença de secretários municipais, diretoras das escolas da rede pública municipal e alunos do Coral Municipal Projeto Alpha, dirigido pelo oficineiro Kelfyson Gonçalves Kaffler.

O chefe do Departamento Municipal de Cultura, Allan Mamede de Souza, destacou que a exposição faz parte das comemorações do aniversário do município e a mostra tem como objetivo divulgar um pouco do passado dos imigrantes japoneses em Ribeirão Claro. “Queremos reafirmar o patrimônio étnico, imaterial e sua memória no município, principalmente para os adolescentes, de forma a aproximar a história do seu cotidiano, pois, quando se fala em guerras mundiais, acontecimentos históricos, tudo isso pode parecer distante da realidade dos jovens, mas essa exposição pode viabilizar uma maneira dos adolescentes e dos cidadãos em geral se sentirem mais construtores e também resultado de um processo histórico, político e social”, explicou.

“Fica registrado o agradecimento institucional pela colaboração em viabilizar esta exposição ao senhor Bismarck Tanaka, senhora Cecília Maiumi Yasuda, senhora Inês Tanaka, senhorita Mariana Tanaka, senhora Maria Tanaka Baggio e ao Consulado-Geral do Japão em Curitiba”, agradeceu Mamede.

O prefeito Mário Pereira, ressaltou a importância de relembrar o passado para que se tenha um futuro próspero. “Em 1912, na Fazenda Monte Claro, nasceu o primeiro descendente de japoneses em solo brasileiro, o senhor Massao Nishikawa e que no primeiro navio de imigrantes japoneses que chegou ao Brasil (Kasato Maru), em 1908, estava entre eles o senhor Kinsuke Kato, que veio a constituir família e sucesso nos negócios em Ribeirão Claro com fazendas de café e seus descendentes moram em nossa cidade até hoje”, finalizou.

Deixe um Comentário