Jacarezinho Tecnologia

Plataforma GeniusCon é aprovada em evento teste

Lançamento da feira de inovação e tecnologia eu acontece em Jacarezinho traz novidades para este ano

Angelica, presidente da ASRI

Da Assessoria


Em evento teste realizado nesta segunda-feira (21) a plataforma virtual da GeniusCon 2020 foi aprovada e demonstrou todas as suas funcionalidades. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro do Paraná será realizado de forma 100% digital. Os interessados poderão participar à distância, acessando o link https://geniuscon.yazo.com.br.

Realizado pelo Sebrae e Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (ASRI), da qual participam os municípios de Jacarezinho, Andirá, Santo Antonio da Platina, Bandeirantes e Cambará, a GeniusCon 2020 acontece nos dias 7, 8 e 9 de outubro, com vasta programação que contempla palestras, maratonas de conhecimento (Hackaton), exposição de empresas (Start-ups) e Instituições de Ensino como Unopar, UENP, IFPR, entre outros atrativos.

Angélica Cristina Cordeiro Moreira, presidente da ASRI, abriu os trabalhos e fez os agradecimentos às autoridades presentes, bem como aos integrantes da Associação, que não mediram esforços para que a inovação, tecnologia e o empreendedorismo façam a diferença no desenvolvimento regional.


Secretário da Casa Civil, Guto Silva, foi um dos participates do lançamento da GeniusCon

Entre os presentes, Moacir Cardoso, da Fomento Paraná; Gilberto Passos, do Tecpar; Guto Silva, secretário de Estado da Casa Civil; Aparecido Carlos Viotti, da Caixa Econômica Federal, Ana Maria Molini, chefe do Núcleo Regional de Educação, e o prefeito José Salim Haggi Neto, de Cambará.

Segundo Odemir Capello, consultor do Sebrae em Jacarezinho, “a GeniusCon encerra um ano em que muitas atividades e eventos de inovação foram realizados em toda a região, com o intuito de estimular e difundir a cultura da inovação, o empreendedorismo e com isso gerar valor para o território Norte Pioneiro”, pontua.

“A ASRI foi muito ousada em lançar este evento 100% digital, gerar valor para o Território [do Norte Pioneiro], levar o nosso melhor do Local para o Global, e proporcionar aos jovens oportunidade para que permaneçam trabalhando na região”, destaca Capello.

Para ele, dificilmente a GeniusCon será realizada de forma 100% presencial como era anteriormente, e nos próximos anos a experiência de 2020 deverá mesclar atividades presenciais com outras virtuais. “É fundamental o contato, mantermos os relacionamentos, mas a tecnologia facilita demais a participação de pessoas que dificilmente estariam presentes”, avalia.

Resultados

A GeniusCon é a oportunidade de juntar num mesmo espaço os profissionais da Educação, empresários da indústria, do agronegócio, comércio e serviços, estudantes e professores, e assim difundir a cultura da inovação nos municípios da Região.

Para Renata Tardelli, consultora credenciada do Sebrae, a proposta este ano foi sair da zona de conforto, mudar as formas de fazer o evento, para assim promover o desenvolvimento do Norte Pioneiro, mantendo as interações entre os participantes. A Genius League, exemplifica, tem 195 inscritos, divididos em 36 equipes, e visa atrair o público jovem aficionado por videogames (Gamers). “A própria comissão de organização é formada por estudantes que participaram da Genius em anos anteriores, o que demonstra a importância desse tipo de atividade e o quanto todos estão comprometidos em criar novas formas de conhecimento”, exemplifica Tardelli.

Palestras

Este ano, graças à manutenção do apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, bem como de entidades como o SENAI e o SEBRAE, várias palestrar foram programadas e serão mantidas na plataforma da GeniusCon por 2 meses, já que serão gravadas. Estão confirmadas as participações de Marcos Meier, José Pacheco, Sérgio Godinho e César Nunes. Para o público jovem, falam Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups; Henrique Domakoski, da Secretaria de Inovação do Paraná, e Davi Braga, jovem empreendedor que constituiu sua primeira empresa (startup) aos 13 anos de idade. A programação conta ainda com os palestrantes Geraldo Rufino, Jorge Mondadori e Sandro Magaldi. O público terá a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes via aplicativo (chat).

Deixe um Comentário