Destaque Paraná Política

PESQUISA: Ratinho lidera com 44%, aponta Ibope

Há uma semana da eleição candidato do PSD mantem larga vantagem sobre os dois principais concorrentes

Redação com G1


Ratinho Junior mantém a dianteira com 44% das indicações dos eleitores pesquisados
CRÉDITO: Paraná Online

O Ibope divulgou no final da tarde desta quinta-feira (27) a mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo instituto no Paraná. O candidato do PSD, Carlos Massa, o Ratinho Junior, mantém a dianteira sobre seus adversários, com 44% das indicações dos eleitores pesquisados. Em segundo lugar vem a atual governadora Cida Borghetti, que concorre à reeleição, com 17%, seguida de João Arruda, que obteve 10% das indicações.

Os candidatos, Dr. Rosinha (PT), tem 6%; Ogier Buchi (PSL), 2%; Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi, somam 1%. Geonísio Marinho (PRTB) não atinge 1%.  Brancos/Nulos somam 9% e não sabem, 9% O Levantamento foi feito entre os dias 24 e 26 de setembro.

A pesquisa foi encomendada pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação). É o terceiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

O candidato Ogier Buchi (PSL) tentou impugnar a divulgação da pesquisa. O desembargador Tito Campos de Paula, da Justiça Eleitoral, negou o pedido, mas determinou que fosse colocado o seguinte esclarecimento. “A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.”

No levantamento anterior, feito de 1 a 4 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Ratinho Junior: 42%; Cida Borghetti: 13%; João Arruda: 6%; Doutor Rosinha: 4%; Ogier Buchi: 1%; Professor Piva: 1%; Professor Ivan Bernardo: 1%; Priscila Ebara: 1%; Jorge Bernardi: 1%; Geonísio Marinho: 0%; Brancos/nulos: 16%; Não sabe: 14%

Segundo turno

O Ibope também apresentou cenários para o segundo turno:

Ratinho Junior 56% x 24% Cida Borghetti (branco/nulo: 14% x não sabe/não respondeu: 6%)

Ratinho Junior 60% x 20% João Arruda (branco/nulo: 14% x não sabe/não respondeu: 6%)

Cida Borghetti 41% x 29% João Arruda (branco/nulo: 22% x não sabe/não respondeu: 9%)

Sobre a pesquisa desta quinta-feira, 27

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 1204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de setembro e registrada no  TRE: PR‐07128/2018, e no TSE: BR‐03369/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte no levantamento feito entre:

Ratinho Junior (PSD): 25%

Cida Borghetti (PP): 8%

João Arruda (MDB): 4%

Doutor Rosinha (PT): 3%

Ogier Buchi (PSL): 1%

Professor Ivan Bernardo (PSTU): 0%

Jorge Bernardi (Rede): 0%

Outros: 2%

Brancos/nulos: 14%

Não sabe: 42%

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre:

Doutor Rosinha (PT): 24%

Cida Borghetti (PP): 20%

Ratinho Junior (PSD): 14%

João Arruda (MDB): 12%

Professor Piva (PSOL): 9%

Priscila Ebara (PCO): 9%

Geonísio Marinho (PRTB): 6%

Ogier Buchi (PSL): 6%

Jorge Bernardi (Rede): 6%

Professor Ivan Bernardo (PSTU): 5%

Poderia votar em todos (esp.): 8%

Não sabe: 29%

Senado

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado no Paraná:

Roberto Requião (MDB): 39%

Beto Richa (PSDB): 17%

Flavio Arns (Rede): 16%

Oriovisto Guimarães (Podemos): 15%

Alex Canziani (PTB): 14%

Mirian Gonçalves (PT): 7%

Nelton (PDT): 3%

Jacque Parmigiani (PSOL): 2%

Rodrigo Reis (PRTB): 2%

Roselaine Barroso (Patriotas): 2%

Zé Boni (PRTB): 2%

Rodrigo Tomazini (PSOL): 2%

Compadre Luiz Adão (DC): 1%

Gilson Mezarobba (PCO): 1%

Brancos/nulos (vaga 1): 13%

Brancos/nulos (vaga 2): 19%

Não sabe/não respondeu: 44%

A pesquisa foi encomendada pela RPC. É o terceiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

O candidato ao governo do Paraná Ogier Buchi (PSL) tentou impugnar a divulgação da pesquisa. O desembargador Tito Campos de Paula, da Justiça Eleitoral, negou o pedido mas determinou que fosse colocado o seguinte esclarecimento. “A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

No levantamento anterior, feito de 1 a 4 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Roberto Requião (MDB): 43%; Beto Richa (PSDB): 28%; Flavio Arns (REDE): 17%; Alex Canziani (PTB): 11%; Professor Wilson Pickler (PSL): 4%; Mirian Gonçalves (PT): 3%; Nelton (PDT): 3%; Oriovisto Guimarães (Podemos): 3%; Zé Boni (PRTB): 3%; Rodrigo Tomazini (PSOL): 3%; Rodrigo Reis (PRTB): 2%; Roselaine Barroso (Patriotas): 2%; Compadre Luiz Adão (DC): 1%; Gilson Mezarobba (PCO): 1%; Jacque Parmigiani (PSOL): 1%; Brancos/nulos (vaga 1): 13%; Brancos/nulos (vaga 2): 30%; Não sabe/não respondeu: 31%

Sobre a pesquisa desta quinta-feira, 27

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 1204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais

Quando a pesquisa foi feita: 24 a 26 de setembro

Registro no TRE: PR‐07128/2018

Registro no TSE: BR-06574/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: