Wenceslau Braz

Permuta entre TJPR e prefeitura viabiliza nova sede do judiciário

Troca de terrenos entre o tribunal e prefeitura pode gerar investimento de R$ 3 milhões na construção de nova sede da justiça

Da Assessoria

Poder Judiciário só construirá novo fórum se a permuta com o terreno na Vila Santa Maria for aceita
CRÉDITO: Divulgação

Uma negociação entre o Município e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) pode render um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões em Wenceslau Braz na construção do novo fórum de justiça. A permuta seria entre um terreno da prefeitura na Vila Santa Maria (atrás da igreja São José) e o terreno ao lado do fórum eleitoral (no Jardim San Rafael), mais a praça do fórum, localizada no centro da cidade. 
Caso o projeto seja aprovado, o terreno na Vila Santa Maria passaria para o Poder Judiciário, que utilizaria o espaço na construção de um novo fórum de justiça. O atual fórum e todo o terreno ao seu redor passariam para o Município e o prédio poderia se tornar a nova sede da prefeitura, assim como o terreno ao lado do fórum eleitoral poderia ser usado em novas obras do município. 
Inicialmente foi cogitada a possibilidade de o novo fórum ser construído próximo ao fórum eleitoral, porém o Poder Judiciário não aceitou o local e a construção da nova sede da justiça está condicionada a permuta com o terreno na Vila Santa Maria, ou seja, a obra só sai do papel se a permuta dos terrenos for oficializada.

Vantagens

Desta forma o município trocaria um terreno baldio de aproximadamente 4 mil metros quadrados por um espaço de 9 mil metros quadrados em um bairro em desenvolvimento mais toda a praça do fórum já com um prédio construído e pronto para ser utilizado na área central da cidade.

Além do espaço maior, a prefeitura também passaria a ter a posse do atual prédio do fórum, que a princípio é visto como o lugar ideal para ser a nova sede do Executivo – tem espaço suficiente para acomodar praticamente todas as secretarias e localização privilegiada.

Para o Poder Judiciário, que vê como inviável uma nova reforma no atual prédio do fórum, a construção de um espaço moderno e que atenda todas as necessidades da justiça é o grande bônus, e o terreno de 4 mil metros seria suficiente para isso.

Empregos

Vale lembrar que uma obra deste porte poderia gerar mais de 20 empregos diretos no município, além de trazer um grande movimento para a economia local com a movimentação no comércio. Em um momento de grande crise nacional, receber uma obra como esta é visto pela população como uma excelente oportunidade em todos os aspectos: geração de emprego e renda, novo espaço para a prefeitura já construído e a posse de um novo terreno com 9 mil metros.

Deixe um Comentário