Santo Antônio da Platina

Pedro Claro comemora SGBI e lembra comandante morto em acidente

Construção do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente foi autorizada na segunda-feira (12) pela governadora

Luiz Guilherme Bannwart


Ex-prefeito Pedro Claro: “Enfim teremos o nosso tão sonhado SGBI”
Foto: Antônio de Picolli

O ex-prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto, comemorou o anúncio da governadora Cida Borghetti, na segunda-feira (12), autorizando a construção do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente no município, e lembrou o empenho do Executivo junto ao ex-comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Jefferson Gregório (que morreu precocemente em um grave acidente na BR-153, em 2017) para que o projeto se tornasse realidade.

“Santo Antônio da Platina é um município privilegiado, mas é importante lembrarmo-nos das pessoas que ajudaram a escrever a história deste Subgrupamento tão importante para o Norte Pioneiro. O saudoso tenente Jefferson Gregório é uma delas, assim como o ex-vereador Valdir do Foto, que há anos vinha lutando por esse sonho”, salienta Oliveira Neto. “Logo que assumiu o nosso quartel dos bombeiros, o tenente Gregório iniciou as tratativas pela criação do SGBI em Santo Antônio da Platina. Discutimos muito sobre o projeto, e depois fui pessoalmente a Brasília pedir ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) a cessão de uso do terreno para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros”, lembra o ex-prefeito acrescentando. “O deputado Pedro Lupion então assumiu as negociações junto ao Governo do Estado, e hoje, finalmente, teremos o nosso tão sonhado SGBI”, comemora.

O projeto do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp) junto ao ex-comandante da corporação no município, tenente Jefferson Gregório, e está orçado em R$ 9.404.383,13. O imóvel ocupará 2.163 metros quadrados em uma área com mais de cinco mil metros quadrados. Com a estrutura pronta, o local deverá abrigar o maior Subgrupamento dos Bombeiros Independente (SGBI) do Paraná.

Ao todo, 22 municípios (cerca de 300 mil habitantes) serão atendidos com a nova estrutura. A construção do novo quartel está prevista para ser iniciada ainda este ano e deverá ficar pronta em 24 meses. O imóvel contará com sala de aula, alojamento, miniauditório, rampa para as viaturas entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa da corporação.

Deixe um Comentário