Geral

Paraná realiza 58,6% das cirurgias realizadas pelo SUS no Brasil

Comunicore

O Paraná realizou no ano passado 6.692 cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa  58,6% dos 11.402 procedimentos realizados no Brasil pelo (SUS) para o tratamento da obesidade. O estado conta com 13 hospitais credenciados para atendimento público e realiza cerca de 30 mil cirurgias por planos de saúde.

Para que se tenha ideia, São Paulo – 2º colocado – realizou no mesmo período 1.600 procedimentos, seguido por Minas Gerais com 938. Já o estado da Bahia fez apenas 23 cirurgias para o tratamento da obesidade pelo SUS em 2018.

Os dados são do serviço de informações hospitalares  do SUS (SIH/SUS).
Já os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que a população elegível a cirurgia no Brasil é de 4,9 milhões de pessoas, sendo 3,5 milhões pelo SUS.
O número de cirurgia realizadas via planos de saúde, em 2017, foi de aproximadamente 100 mil cirurgias no país.

CONGRESSO
O cenário da obesidade no Brasil e os novos tratamentos para controle da doença serão debatidos entre os dias 15 e 18 de maio, durante o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Curitiba.
“Hoje, a obesidade e as doenças associadas a ela, como a diabetes e a hipertensão, estão sendo tratadas como o mal do século por médicos e especialistas no mundo todo”, afirma a o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas. 
Já estão inscritos no Congresso – que acontece no Expo Unimed –  mais de 1,8  mil profissionais entre cirurgiões, edocrinologistas, nutrólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outras especialidades envolvidas no tratamento da obesidade


DIABETES TIPO 2 x OBESIDADE – Uma nova opção para o tratamento de pessoas com Diabetes Tipo 2 será debatida no XX Congresso de Curitiba. Trata-se da cirurgia metabólica, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução nº 2.172/2017, e que pode ser indicada para pessoas que não conseguem controlar a doença com medicação. 
“A indicação da cirurgia metabólica, segundo a resolução do CFM, é para pessoas com menor grau de obesidade Índice de Massa Corporal (IMC) -entre 30 e 35 -e buscam reduzir o risco das complicações” , explica Marcos Leão Vilas Bôas. Já  a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com IMC maior que 35, com doenças associadas à obesidade ou acima de 40. 
O número de pessoas com diabetes cresceu 60% nos últimos dez anos no Brasil. São quase 14 milhões de casos e a doença é responsável por mais de 100 mil óbitos por ano no país. Isso porque a evolução do paciente com diabetes mal controlado é a mesma. Evolui para um infarto, doença arterial periférica, retinopatia, nefropatia e assim por diante.

NÚMEROS 
 Em 2017 cerca de 39,5 milhões de brasileiros  foram diagnosticados com obesidade, quantia 78% maior que em 2006.  O custo estimado total para o tratamento das consequências da obesidade é de R$84,3 bilhões/ano.
O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas, perdendo apenas para os Estados Unidos. 
A cirurgia realizada imediatamente após sua indicação contribui para a cura ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade como, por exemplo, a hipertensão, problemas nas articulações, coluna e diabetes tipo 2.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Neste ano, o tema do congresso é “Tratamento integrado – cirurgia bariátrica e qualidade de vida” e vai explorar novos tópicos no tratamento cirúrgico da obesidade.
“Este evento reunirá os profissionais mais atuantes no tratamento da obesidade no Brasil e no mundo. Além disso, teremos cursos pré-congresso com ênfase no dia a dia do cirurgião que atua em diferentes regiões do país”, afirma o diretor científico da SBCBM, Caetano Marchesini.

CURSOS 
No primeiro dia de programação os congressistas poderão participar de cursos sobre obesidade no SUS, cirurgia bariátrica segura, endoscopia bariátrica e do curso Avançado de Atendimento de Urgências Bariátricas (ABLS Brasil) – este com inscrições gratuitas para médicos que atuam na urgência e emergência de hospitais da Grande Curitiba.
Entre os temas abordados no Congresso estão segurança na cirurgia bariátrica, aulas sobre credenciamento em planos de saúde, a cirurgia no SUS, tratamento diferenciados para obesos em extremos de idade,  cirurgia robótica no super obeso, planos de ação para prescrição de exercícios físicos, vício em comida e pacientes com transplantes renais. No sábado pelo manhã (18) serão realizadas cirurgias ao vivo.


SERVIÇO
XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Data: 15 a 18 de maio
Local: Expo Unimed
Inscrições: www.congressobariatrica.com.br

Deixe um Comentário