Educação

Paraná Fala Idiomas é destaque em seminários sobre Internacionalização

Por Ana Paula Santos


As atividades do Paraná Fala Idiomas, incluindo a integração entre as 7 Universidades Estaduais do Paraná e o planejamento estratégico para internacionalização do ensino de idiomas no Estado, foram pautadas como modelo em dois seminários virtuais sobre internacionalização realizados no final de setembro e apresentadas pela Coordenadora Estadual do Programa, Eliane Segati Rios.

O primeiro webinar teve como tema “Internacionalização das Universidades em Tempos de Pandemia” e recebeu como convidados a Coordenadora Eliane e o Superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona. Em sua apresentação, o Superintendente ressaltou como fundamental a proximidade da universidade no dia-a-dia da comunidade local. “A internacionalização será tanto maior quanto mais a Universidade estiver inserida em suas realidades locais, quanto mais imprescindível for para a comunidade”.

O webinar foi promovido pelo Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, campus de Irati, e contou com a participação do Reitor Fábio Hernandes e mediação da Profª. Cibele Krause Lemke. Também estiverem presentes os reitores das demais Universidades Estaduais do Paraná. O webinar está disponível no canal do Youtube da Unicentro pelo link https://www.youtube.com/watch?v=O4CD3nXXdNs

            O segundo evento faz parte de uma série de discussões realizadas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A mesa-redonda teve como tema “Internacionalização do Ensino Superior: Desafios e Estratégias Pós-Pandemia”. Neste sentido, o Paraná Fala Idiomas foi referência para demonstrar como as políticas linguísticas podem efetivamente contribuir para o fortalecimento da internacionalização.

Também participou como convidado o Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia – Waldenor Barros de Moraes, o Diretor de Internacionalização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Pedro Adrão da Silva, como mediador, e o Prof. da Universidade, Esdras Marchezan como Coordenador Técnico. O congresso está disponível no Canal do Youtube da Universidade do Estado do rio Grande do Norte pelo link

Deixe um Comentário