Cornélio Procópio Saúde

Paciente internado no Hospital Evangélico e que estava no HR é morador de Cornélio Procópio

Paciente de Cornélio Procópio foi transferido do Hospital em Santo Antônio da Platina para o Evangélico, em Londrina
CRÉDITO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Luiz Guilherme Bannwart


O Hospital Evangélico de Londrina suspendeu os atendimentos em seu pronto socorro na manhã desta terça-feira (26), por 72 horas, de forma preventiva à segurança dos pacientes e colaboradores da unidade, em consequência da confirmação de diagnóstico positivo de Covid-19 em um paciente transferido do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina.

Conforme apurou a reportagem, o paciente tem 84 anos e deu entrada no Hospital Evangélico por volta das 23h30 do dia 21 de maio, com resultado negativo para coronavírus, sendo diagnosticado com pneumonia em tratamento, sepse e embolia pulmonar. Entretanto, na noite de segunda-feira (25) o Hospital Regional do Norte Pioneiro, em novo comunicado ao HE informou que o paciente havia testado positivo para Covid-19.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão, trata-se de um morador de Cornélio Procópio internado no Hospital Regional do Norte Pioneiro no dia 21 de maio. “Muitas pessoas estão relacionando o fato a mais um caso positivo de coronavírus em Santo Antônio da Platina, importante salientar, porém, que a referência ao município ocorre em razão de o Hospital Regional integrar a Central de Leitos do Estado para tratamento de coronavírus”, esclarece Gislaine.

A secretária explica ainda que o Hospital Regional está apurando o que ocorreu em relação à divergência nos resultados dos exames do paciente. “Pedimos informações ao HRNP, que está apurando o ocorrido. Infelizmente ainda não sabemos o que de fato aconteceu neste caso”.

O município de Santo Antônio da Platina registra apenas dois casos positivos de Covid-19. Para a secretária municipal de Saúde, o número relativamente baixo, levando-se em conta o número de habitantes (45 mil) e de casos expressivos da doença em cidades vizinhas como Ribeirão do Pinhal, Jacarezinho, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio é resultado de medidas preventivas antecipadas pela prefeitura em 16 de março.

“A população entendeu a gravidade da doença e a importância em se adotar medidas preventivas contra a Covid-19 com urgência. A reabertura do comércio ocorreu de forma gradual e houve conscientização por parte dos moradores.

Associado a isso é importante destacar o trabalho de fiscalização feito pela prefeitura para se cumprir os decretos municipais no enfrentamento à pandemia”, pondera Gislaine acrescentando dados sobre a Unidade Sentinela que comprovariam os resultados das ações preventivas.

“Do dia 16 de março até hoje (26) foram cerca de 50 atendimentos a pacientes com síndromes gripais, que receberam atendimento e acompanhamento médico sendo orientados sobre os cuidados para se evitar a infecção por coronavírus.

No entanto, temos a consciência de que existem vários casos positivos da doença na cidade, porém, assintomáticos. Por isso insistimos na importância em se evitar aglomerações de pessoas”, orienta.

Deixe um Comentário