Eventos Paraná

Municípios do Norte Pioneiro sediam competição estadual

Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho vão receber os Jogos de Aventura e Natureza

Da Assessoria


Cinco cidades do Norte Pioneiro – Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho – vão receber entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro uma das etapas da primeira edição dos Jogos de Aventura e Natureza, lançados nesta terça-feira, 23, pelo governador Ratinho Junior. O deputado Romanelli (PSB), que representa as cidades na Assembleia Legislativa, e o prefeito Hiroshi Kubo (PSDB) acompanharam a apresentação dos jogos no Palácio Iguaçu em Curitiba.

“Essas cidades têm se destacado no esporte de aventuras e o turismo é um novo setor que se desenvolve com potencial econômico muito forte já presente na região. Os jogos lançados pelo governador Ratinho Junior com a inclusão da região de Angra Doce nesta primeira edição evidenciam sua determinação com o desenvolvimento do Norte Pioneiro”, disse Romanelli.

A região de Angra Doce engloba 15 cidades no entorno da usina Chavantes no Norte Pioneiro. “A região é propícia para prática de esportes como rafting, canoagem, trekking, asa delta, parapente, equitação e pesca esportiva. Além disso, também tem cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima. Os jogos vão fortalecer o esporte e o turismo da região”, disse Hiroshi Kubo.

Os jogos terão 29 modalidades esportivas e as disputas acontecem em 26 cidades em cinco etapas que devem reunir 200 mil pessoas. As competições começam entre 10 e 19 de agosto no litoral e o objetivo, afirmou Ratinho Junior, é divulgar as riquezas naturais do Paraná, estimular os paranaenses a conhecerem as atrações, chamar turistas brasileiros e estrangeiros.

Turismo e esporte – “Queremos fazer do Paraná um Estado importante na rota turística do Brasil. Vamos movimentar a rede hoteleira, restaurantes, pousadas, mercados e outros segmentos do comércio, em período fora de temporada. Tudo isso atrelado ao esporte, com mensagem de vida saudável”, afirmou Ratinho Junior.

As modalidades que integram os jogos são: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, standup paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

Após a abertura no litoral, a etapa seguinte acontece na região dos municípios lindeiros ao lago Itaipu. De 7 a 15 de setembro, será realizado entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu. Depois disso, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

Deixe um Comentário