Eventos Tomazina

Mulheres de Tomazina são destaque com cafés especiais

Projeto envolvendo produtoras de café do município resultam emprémios que valorizam atividade

Agência Criativa – David Batista


A prefeitura de Tomazina através do Departamento Agrícola e as mulheres do Café Matão, realizaram este mês o lançamento oficial de seus Cafés Especiais, evento  que aconteceu no Salão de Festas do Santuário de Santo Inocêncio, projetando a qualidade do produto cultivado por produtoras rurais que, pela excelência da bebida, tem resultado em vários prêmios obtidos em vários concursos

O evento contou com a participação do prefeito Flávio Zanrosso, vereadores, técnicos da Emater, numa demonstração e unidade de todas as lideranças locais.  O projeto “Mulheres do Café” de Tomazina foi criado em 2013 para incentivar o cultivo do café por mulheres.

Durante o evento várias produtoras integradas ao projeto realizaram a venda de sua produção, que desde então vem sendo premiadas no concurso Café Qualidade Paraná. O concurso é uma realização da Câmara Setorial do Café do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Iapar, Emater-PR, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Prefeitura de Pinhalão, com patrocínio do Sicredi, Faep/Senar, Bratac, Ocepar, Sebrae, Cooperativa Integrada, BRDE e, ainda, o apoio da Cocari, Cocamar, Copacol, Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).  

O café especial proporciona receita três vezes superior do que o produto comum e uma saca do grão verde do especial é vendida entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil reais. A exportação é um dos resultados do trabalho desenvolvido pelas produtoras. O mercado externo exige qualidade, sendo um desafio para as cafeicultoras da agricultura familiar. Além do exterior, o mercado interno também tem demanda para o café especial produzido pelas mulheres de Tomazina. O produto já pode ser encontrado em cafeterias do Paraná, Sul do país e de São Paulo.

Deixe um Comentário