Jacarezinho

Mostra de Teatro EnCena começa neste domingo

Evento acontece até o dia 10 de agosto com apresentações de teatro e oficinas abertas à comunidade

CRÉDITO: Divulgação

Dayse Miranda com assessoria 


A Mostra de Teatro EnCena de Jacarezinho inicia sua 15ª edição a partir de domingo, 4 de agosto, e se estende até o dia 10. Serão realizadas apresentações teatrais e oficinas abertas à comunidade. Ao todo são 12 espetáculos durante a programação da Mostra. O ingresso será um quilo ou litro de alimento não perecível, exceto para a peça “Cícera”, que terá ingressos a valores de R$ 10 (R$ 5 a meia-entrada). Os ingressos devem ser retirados no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) com uma hora de antecedência ao espetáculo. 

O XV EnCena é uma realização da Prefeitura de Jacarezinho em parceria com o SESC, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura com o apoio do IFPR – Campus Jacarezinho, da CNX Produções Culturais e do Centro Cultural Special Dog. 

PROGRAMAÇÃO – A mostra será aberta com o espetáculo “Os Saltimbancos”, do Centro Cultural Special Dog, de Santa Cruz do Rio Pardo – SP. A peça, que será encenada às 15 horas do domingo, 4, no CAT, levará ao palco 110 pessoas dentre atores, músicos da orquestra e bailarinos. Ainda no domingo, a peça vinda de Arapongas, “Os severinos”, do Grupo Paiol, será apresentada às 19 horas, também no CAT. Para encerrar a noite, às 20h30, o espetáculo “Chocobrothers” será encenado pelo Palco Giratório SESC. O grupo de São Paulo se apresenta no pátio da Catedral Diocesana.

Na manhã segunda-feira, 5, inicia o teatro na rua. A peça “O Cravo e a Rosa”, do Grupo Paiol, de Arapongas-PR, se apresenta às 9h na Praça Rui Barbosa. Das 14h às 18 horas, o EnCena traz a Oficina de Acrobacias e Técnicas Mistas que será ministrada na sede do SESC. A atividade será coordenada por Natalia Presser, Guga Carvalho e Montanha Carvalho, de São Paulo. A atividade é destinada ao público acima de 14 anos.

Na terça-feira, 6, tem mais teatro na praça: o espetáculo “Gran Circo Esmeralda”, apresentado por Diogo Igor e Kellyn Bethânia, de Jacarezinho, será exibido às 14 horas na Praça da Vila São Pedro. Encerrando o dia, o Núcleo Ás de Paus, de Londrina, traz a peça “Donantônia”, que acontece no palco do CAT às 20h30.

Durante a quarta-feira (7), será apresentado o espetáculo “Aterra”, com a CNX Produções Culturais, representando os artistas jacarezinhenses. A peça, com duração de 60 minutos, será encenada no CAT às 20h30.

A Cia. Do Abração/Céu Vermelho Produções Artísticas traz a Jacarezinho na quinta-feira, 8, o espetáculo “O Mágico de Oss”. Os artistas curitibanos se apresentam às 14 horas no palco do CAT. À noite, 20 horas, alunos do curso de Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho – realizam a leitura dramática “Eu não sou bonita”, de Angélica Liddell. A encenação acontece na Praça do CCHE/CLCA (Antiga Fafija). Fechando a noite, o Grupo Panela de Expressão – Curso Municipal de Teatro da Secretaria de Cultura de Ourinhos – apresenta a peça “Nossos relatos rodriguianos”, também na Praça da UENP.

Na sexta-feira (9), a Mostra EnCena traz para Jacarezinho a peça “Euetheia – um elogio à loucura”, da Companhia Paraladosanjos, de Campinas-SP. O espetáculo, com duração de 50 minutos, acontece às 20h30 no CAT. Para encerrar a Mostra, o espetáculo “Cícera”, trazido pelo Grupo Contadores de Mentira, se apresenta sábado, 10, no palco do CAT às 20h30. Os artistas de Suzano-SP encenam a peça com classificação etária livre e duração de 50 minutos.

O ENCENA – A Mostra de Teatro EnCena é o maior festival de teatro do Norte Pioneiro do Paraná. O evento ano a ano tem lotado a plateia com uma programação diversificada. E dos palcos para a rua, o EnCena também visa promover espetáculos itinerantes em diversos pontos da cidade, em horários comerciais, com intuito de envolver a comunidade em geral com a cultura teatral. 

Deixe um Comentário