Cultura Santo Antônio da Platina

Mostra de Arte Afro-Brasileira recebe Bananeira Brass Band em Santo Antônio

Evento traz programação especial durante 30 dias em parceria com o Sesi Cultura Paraná

cid:image005.jpg@01D59308.C9799EB0

De: Livia Zeferino


O teatro Sesi Santo Antônio da Platina recebe a “V Mostra de Arte Afro- Brasileira” que conta com uma programação repleta de atrações. A abertura da mostra aconteceu dia 1º de novembro com o show do cantor Lucas Roberto, a partir das 20h, com entrada gratuita. E no dia 06 de novembro a mostra conta com o show da banda Bananeira Brass Band.

Com o intuito de valorizar e difundir a produção artística negra no Norte Pioneiro do Paraná, a V Mostra de Arte Afro-brasileira é um espaço de reflexão sobre os temas atinentes às relações raciais no Brasil – país majoritariamente negro e marcado por sérios problemas de ordem racial. Nesta edição, a UENP, o SESI e o IFPR, acompanhados de seus parceiros institucionais, estimulam a circulação e o consumo de produtos artísticos afro-brasileiros ao ofertar à comunidade 30 dias intensos de atividades culturais. O evento também traz a exposição fotográfica “Retratos Masai” realizada do dia 01 até 30 de novembro,  que revela as aspectos da comunidade africana Masai Mara, localizada no Quênia. Na Savana africana, a comunidade semi-nômade coexiste com o ambiente selvagem preservando sua cultura milenar. Em meio a cantos e danças rituais, as fotografias de Amanda Lavorato ilustram retratos importantes da identidade do povo Masai.

A abertura da mostra foi realizada pelo músico, produtor e cantor Lucas Roberto, que tem como base o R&B, o Pop e o Soul. O cantor tem apenas 21 anos, é um legítimo autodidata e se desenvolveu musicalmente estudando sozinho em casa, pela experimentação do corpo e da voz, ouvindo e reproduzindo canções de grandes nomes da música mundial como Michael Jackson e Beyoncé, além de artistas mais jovens como Jacob Collier e Louis Cole.

Logo em seguida, a mostra conta com o show da banda Bananeira Brass Band no dia 06 de novembro, formada em 2015, fez sua estreia no Biro Biro Day Show em Curitiba. De lá para cá foram diversas apresentações que empolgaram o público em festivais como Psicodália (Rio Negrinho/SC), Virada Cultural Paulista (São Paulo/SP), Jazz na Ilha (Ilha do Mel/PR), Curitiba Jazz Festival (Curitiba/PR), Festival de Música de Ponta Grossa (PR), Artemoia (Ponta Grossa/PR), Tum Sound Festival (Florianópolis/SC), Oficina de Música de Curitiba (PR), Festival Resistência Pirata (Mauá da Serra/PR), entre outros. Além de aberturas de shows para Jards Macalé, Di Melo e Francisco, El Hombre e gravações com Machete Bomb, Motriz, Ailum e Lemoskine.

  O grupo alimenta a resistência da música instrumental brasileira, difundindo a potência dos instrumentos de sopro em um coletivo que reúne os músicos Audryn Souza e Lucas Ramos nos trompetes, Hudson Müller no saxofone, Lauro Ribeiro no trombone, Bruno Brandalise no sousafone e Luís Fernando Diogo e Marc Olaf na percussão. A música é produzida de maneira singular em um formato já familiar aos seus integrantes que cresceram em bandas marciais do Paraná e Santa Catarina. O EP #PotassioNeles lançado em 2018 está disponível em todas as plataformas digitais.

SERVIÇO

O Sesi Cultura Paraná apresenta

Exposição Mansai

Data: 1º a 30 de novembro

Horário: 09h às 18 horas

Valor: ingresso  gratuito. Retirar ingresso com 30 minutos de antecedência –  espaço sujeito a lotação.

Classificação: livre

Local: Teatro Sesi Santo Antônio da Platina

Endereço: Rua José Vieira de Gusmão, nº 850 – próximo à BR 153 no km 40

Bananeira Brass Band

Data: 6 de novembro

Horário: 20h

Valor: ingresso  solidário (1kg de alimento não perecível). Retirar ingresso com 30 minutos de antecedência –  espaço sujeito a lotação.

Classificação: livre

Local: Teatro Sesi Santo Antônio da Platina

Endereço: Rua José Vieira de Gusmão, nº 850 – próximo à BR 153 no km 40

Deixe um Comentário