Andirá Saúde

Médico faz mutirão para zerar fila de receitas especiais

PSF da Vila Industrial abre as portas em pleno domingo e novo médico atende dezenas de moradores

A secretária de Saúde Ednyra Godoy (e), o médico Fernando Fernandes da Silva e a prefeita Ione Abib
CRÉDITO: Divulgação

Assessoria


Cerca de 50 consultas foram realizadas neste domingo, dia 27, no Posto de Saúde da Vila Industrial, em Andirá. Os pacientes, moradores da comunidade, estiveram desde cedo na unidade, atendidos pela equipe do novo médico, Fernando Fernandes da Silva, que substitui o profissional cubano, que deixou a cidade por ordem do governo de seu país. O mutirão de Saúde tem como objetivo eliminar a demanda de novas receitas pacientes usuários de medicamentos especiais para atualizar a medicação.

O novo médico tem uma metodologia de atendimento bastante minuciosa, ampliando a atenção para detecção de diagnósticos, com uma consulta mais demorada, dialogando de forma bastante afirmativa com os pacientes. A demanda reprimida e a atenção mais minuciosa e criteriosa do médico gerou algumas reclamações de pacientes que só queriam a troca de receita.
O médico enalteceu a preferência pela consulta mais completa, mesmo que demorasse um pouco mais. Por isso, tem trabalhado voluntariamente após o cumprimento de sua jornada, durante a semana, chegando a ficar até às 20 horas atendendo moradores da comunidade.

Neste domingo, o médico também veio voluntariamente para atender o povo, diminuindo a demanda de atendimentos agendados. Lembrando ainda que o médico cumpre jornada diária de 8 horas por dia na unidade de saúde. Uma importante garantia de direitos consolidados pela gestão da prefeita Ione Abib em todos os postos de saúde, já que houve épocas em que bairros não contavam com médicos diários, muito menos, com atendimento de 8 horas.


A secretária municipal de Saúde, Ednyra Godoy, esteve hoje na unidade, acompanhado da prefeita, conferindo a aplicação dos trabalhos, conversando com os pacientes e ajudando na mobilização.
A Secretária, inclusive, atuou no primeiro diálogo com os pacientes e na organização dos atendimentos. “Deus realmente é muito bom, porque por muitas noites pedi tanto que ele multiplicasse as receitas, o tempo, as consultas, e vejo que ele multiplicou mesmo, nos enviando um médico humano em primeiro lugar e muito competente. Muita gratidão por isso e pelo povo que esperou e terá a sua recompensa em bom atendimento e consultas”, destacou.

Nas redes sociais, muitos moradores manifestaram agradecimento pela atitude. A Prefeita também usou as redes sociais para manifestar a importancia da ação para melhor atender o povo da comunidade. “Hoje tivemos um fato inédito em Andirá: Dr. Fernando, nosso novo médico da Industrial, atendendo, voluntariamente, durante todo o domingo para zerar a espera pelas receitas de remédios controlados.

Estive lá com a Ednyra, testemunhando a recepção de nossa população ao médico competente, atencioso e profundamente profissional, daqueles à moda antiga que quer conhecer, tocar e atender criteriosamente e carinhosamente os que a partir de agora serão os “seus” pacientes. Médico cumprindo horário, extrapolando o horário, olhando nos olhos. Temos muita sorte, mesmo”, destacou.

Deixe um Comentário