Paraná

Mais de 20% dos municípios do Estado inscrevem projetos no Prêmio Gestor Público Paraná

Em época de alta cobrança por eficiência no setor público, 7ª edição da premiação tem recorde de iniciativas inscritas

De Diulia Cardia


Nesta quarta-feira (31), encerraram as inscrições para a 7ª Edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) com recorde de projetos e de municípios participantes: ao todo, foram 208 projetos cadastrados de 82 municípios do Estado. A iniciativa, promovida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), coroa as boas práticas de gestão municipal e é uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.

Da última edição para cá, o crescimento no número de projetos foi de 71,9% e o de municípios participantes foi de 32,2%. Quinze cidades participam da premiação pela primeira vez.

“É uma busca dos próprios gestores pelo reconhecimento das boas ideias e das boas práticas. Com a crise econômica que nós temos, a administração pública tem sido chamada a elaborar e desenvolver novas soluções para problemas já antigos. E essas novas soluções passam por olhar o que está acontecendo ao redor e replicar os bons exemplos”, analisa o Coordenador-geral do Prêmio, Laerzio Chiesorin Junior.

Tema do ano
O Prêmio está na sua 7ª edição e o tema desse ano é Urbanismo: planejar o município é melhorar a vida. Nessa categoria, será premiada a capacidade de planejamento e execução de ações que desenvolvam as áreas rural e urbana de cada município do Paraná. Ainda assim, projetos de todas as áreas do governo foram inscritos e concorrem nas demais categorias.

Para selecionar os vencedores, os auditores fiscais vão percorrer todos os municípios inscritos para verificar a documentação e a execução dos projetos. Depois disso, apresentarão esses dados ao Comitê Técnico. E por fim, a Comissão Julgadora, composta por membros de instituições parceiras, elegerá os projetos campeões. No dia 12 de novembro, os escolhidos serão homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná.

Banco de projetos
Todas as iniciativas inscritas serão anexadas ao Banco de Projetos do site do Prêmio: http://pgp-pr.org.br/. Assim, os projetos implementados nos municípios paranaenses participantes podem servir de inspiração para administradores públicos de todo o país. Os gestores podem procurar projetos de diversas áreas, entendendo o seu funcionamento e plano orçamentário, de tal forma que esses possam ser aplicados em qualquer localidade.

“Por meio do Prêmio Gestor Público Paraná, temos a alegria de dar visibilidade e valorizar projetos que beneficiam milhares de cidadãos. É uma grande honra para nós protagonizar e oportunizar ao estado uma iniciativa desta natureza e magnitude, ao alcance de todos os municípios do Paraná”, ressalta Wanderci Polaquini, presidente do Sindafep.


REALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, APOIOS E PATROCÍNIOS
O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com a participação especial da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Patrocinado pela Sanepar, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e pela Rádio UniFM, a iniciativa ainda é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Conselho Regional de Economia do Paraná – 6ª Região (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Detran/PR, OAB Paraná, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, Receita Estadual, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS). Apoio técnico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR).

Deixe um Comentário