Ribeirão Claro

Logística reversa fortalece programa de Coleta Seletiva em Ribeirão Claro

Embalagens plásticas descartadas pós-consumo são separadas diariamente no município

Ribeirão Claro está sendo precursor na notificação de logística reversa no Paraná
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Da Assessoria


A partir desse ano, a prefeitura de Ribeirão Claro iniciou a separação de embalagens plásticas pós-consumo descartadas diariamente no município. Após a triagem feita por marca, as empresas responsáveis pelos recipientes foram notificadas para providenciarem o recolhimento do material, em cumprimento à lei 12.305/2010, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e conta com o apoio do prefeito Mario Augusto Pereira.

A separação das embalagens está sendo feita mensalmente por marca, e as empresas Pepsico e Parati já foram acionadas extrajudicialmente para coletarem o material referente a produtos comercializados por elas. Devem ser recolhidas embalagens de extrato de tomate, milho em conserva, ervilha em conserva, sucos, bolachas, macarrão e salgadinhos. Os recipientes das duas empresas somados chegam a quase 15 mil unidades e não são recicláveis.

Além do recolhimento das embalagens para destinação, as duas empresas ainda devem executar o pagamento da coleta feita pela prefeitura. A Política Nacional de Resíduos Sólidos também determina a logística reversa de embalagens de agrotóxicos, óleos lubrificantes, embalagens em geral, lâmpadas, medicamentos, pilhas e baterias, pneus e produtos eletroeletrônicos.

Ribeirão Claro está sendo precursor na notificação de logística reversa no Paraná, fato que rendeu destaque em reunião sobre o assunto no início do mês, em Curitiba. Na ocasião, cerca de 200 pessoas, incluindo autoridades, prefeitos e representantes do Ministério Público, associações e cooperativas de catadores de lixo. A iniciativa integra o programa de Coleta Seletiva reativado pela gestão do prefeito Mario Pereira com o objetivo de tornar o município referência em coleta, triagem e destinação de lixo.

Deixe um Comentário