Andirá

Licitações da prefeitura de Andirá transmitidas ao vivo

Prefeita Ione Abib determina que população acompanhe concorrências para aquisições de bens e serviços

Da Redação com Assessoria


Pregões e todo tipo de concorrência pública para aquisição de bens e serviços serão transmitidos ao vivo
CRÉDITO: Divulgação

Numa atitude de transparência absoluta, a prefeita de Andirá, Ione Abib (MDB) instituiu um serviço na administração municipal em que qualquer membro da comunidade possa ter acesso, ao vivo, às sessões da Comissão de Licitação, em que são realizados pregões e todo tipo de concorrência pública para aquisição de bens e serviços para a comunidade.

O Programa Compra Andirá é uma ferramenta de democratização de informações e parcerias com o objetivo de integrar diversos setores da administração pública municipal, com mais eficiência, apoio a ampliação da participação de empresas locais – visando potencializar a economia – e transparência, revela o secretário de Administração, Marco Pimenta.  

Para legitimar, ainda mais, esta ação, a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Administração, deu início, nesta última semana, a uma nova estratégia de comunicação: a transmissão, ao vivo, dos processos licitatórios.

O primeiro pregão presencial transmitido pela rede social Facebook, na página do programa Compra Andirá, foi justamente o primeiro passo para a realização da tão sonhada rede de esgoto dos bairros Santa Inês e Pantanal, que aguardam, há décadas, a garantia deste direito. Neste primeiro pregão, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto  (Samae) realizou o processo para compra de materiais hidráulicos para execução da obra.

Além das empresas interessadas no certame e da equipe do setor de Licitação, a primeira transmissão oficial contou com a presença do secretário de Administração, Marcos Pimenta e da prefeita, Ione Abib, que expuseram para os participantes, a importância de mais esta ferramenta de democratização e transparência. O diretor presidente do Samae, Antônio Carlos Picolo Furlan, e equipe da autarquia, também participaram.

Além das publicações dos editais serem feitas no site da Prefeitura, todos os pregões presenciais de licitação são públicos e abertos para que a população acompanhe em temo real.

Para ampliar ainda mais este processo e visando a garantia do princípio da transparência, a prefeitura, através do Programa Compra Andirá, criou também uma página pública na rede social onde, todos os dias, socializa as informações dos editais licitatórios abertos, buscando atingir o máximo possível de público. Agora, também com vídeos ao vivo.

Durante a transmissão em áudio e vídeo de todo o pregão presencial são registrados os procedimentos introdutórios da sessão, a abertura dos envelopes com a documentação de habilitação dos concorrentes, a verificação das propostas recebidas com os requisitos do edital, o julgamento e a classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação de cada edital, entre outros procedimentos do processo.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: